“Fluidez no trânsito já melhorou 60%”, diz administrador sobre Túnel de Taguatinga
O túnel que receberá o nome de Rei Pelé será inaugurado em 5 de junho. A etapa entre as avenidas Samdu e Comercial já foi liberada
atualizado
Compartilhar notícia
Com inauguração programada para 5 de junho, o Túnel de Taguatinga começou a ser liberado por etapas. Segundo o administrador da cidade, Bispo Renato, a obra já melhorou em 60% a fluidez do trânsito na região. A expectativa é que até a próxima semana sejam feitos os últimos ajustes na conclusão da obra.
Ao Metrópoles o administrador detalhou que os impactos positivos já podem ser vistos em alguns trechos da cidade, mesmo que o túnel – batizado de Rei Pelé – ainda não tenha sido totalmente inaugurado.
Em 13 de maio, o governador Ibaneis Rocha (MDB) realizou uma visita às obras, e liberou a via entre as avenidas Samdu e Comercial, sentido Ceilândia-Plano Piloto. O desbloqueio da etapa era um dos mais aguardados pelos condutores que passam diariamente pelo local para acessarem a Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
“Em média, 40 mil veículos passam diariamente pelo centro da cidade. Com as liberações por etapa da obra, vemos que o trânsito está desafogando gradativamente. A fluidez do trânsito na região já teve uma melhora significativa de 60%”, destacou Bispo Renato.
Segundo o administrator, até o final da próxima semana devem ser realizados os últimos reparos para que o Túnel de Taguatinga seja entregue na data anunciada por Ibaneis.
“A obra está em fase final. Estamos concluindo ainda as pistas no sentido Ceilândia. Além disso, até a próxima semana vamos retirar os tapumes da parte de baixo do túnel, e fazer a limpeza do local, para que esteja tudo pronto dia 5 de junho”, contou o administrador.
“Fim do engarrafamento”
O túnel da cidade ligará uma das pistas, no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, e terá uma via alternativa pela superfície, para o centro de Taguatinga.
O objetivo é evitar a retenção de veículos nos semáforos da região, problema antigo para motoristas que passam pela cidade. Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, no sentido Plano Piloto, entrarão pelo túnel e sairão direto na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
Do outro lado, os veículos que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel, até o início da Via Estádio, e sairão após o viaduto da Samdu. Pistas marginais darão acesso às avenidas Sul e Norte e às duas comerciais.
O local é uma das principais vias de acesso para quem quer ir ao centro da capital federal. De acordo com Bispo Renato, aproximadamente 80% dos veículos que passam diariamente pelo centro de Taguatinga estão em deslocamento para outras regiões.
“As obras são muito esperadas não apenas pela fluidez do trânsito, entre 80% e 90% dos veículos que passam por ali não vão para Taguatinga. Com a inauguração do túnel, o centro não terá engarrafamento, pois os veículos que ficam pela região vão acessar as vias marginais”, ressaltou o administrador.
A passagem subterrânea terá 1km de extensão e terá duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolagem em cada sentido.
O administrador avalia ainda que, o túnel beneficiará não somente o trânsito, mas também os empresários da região. “Foram aproximadamente 2 anos e meio com obras afetando a rotina. Mas no momento em que liberarmos o trânsito no centro da cidade as coisas ficam mais fáceis. Os possíveis clientes terão acesso mais às empresas. Além disso, a obra vai atrair mais visitantes e, consequentemente, aquecer a economia”, pontou.
A Avenida Central de Taguatinga terá ainda um boulevard arborizado, com calçadas reformadas e estacionamentos ampliados.