Florada de ipês-roxos começa a colorir as ruas do Distrito Federal
Com a temporada, a capital fica mais bonita. Nos próximos meses, eles surgirão nas cores amarela, rosa e branca
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das temporadas mais apreciadas pelos brasilienses chegou. É o florescimento dos ipês, que colorem todo o Distrito Federal. As flores roxas já começaram a surgir nas áreas verdes de Brasília. Nos próximos meses, elas surgirão nas cores amarela, rosa e branca.
Típicas do Cerrado, costumam desabrochar entre junho e julho, aos primeiros sinais de frio e seca. No final do mês de julho, já com inverno firme, as cores amarelas passam a dominar a paisagem.
São estimadas cerca de mais de 600 mil árvores da espécie no Distrito Federal. Deste total, aproximadamente 200 mil estão plantadas no Plano Piloto.
Veja imagens registradas pelo Metrópoles:
Há décadas, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) cultiva mudas e faz o plantio da árvore por Brasília.
Segundo especialistas, o espetáculo das flores tem tempo curto de duração, em média, 15 dias. As brancas, que devem surgir em agosto, têm o ciclo ainda mais curto – de uma semana a 10 dias. O ipê tornou-se símbolo nacional do Brasil, com a publicação da Lei nº 6.507, em 1978.
Clima
A previsão do tempo neste fim de semana, para o DF, é de sol com muitas nuvens.
Neste sábado (22/5), segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima registrada na capital foi de 14ºC. A máxima pode alcançar 29ºC no período mais quente do dia e não há previsão de chuva.
A umidade relativa do ar deve variar entre 90% a 35%.
Para o domingo (23/5), a temperatura mínima deve chegar a 17ºC e a máxima pode atingir 30ºC. A previsão é de calor e céu com nuvens ao longo de todo o dia.