metropoles.com

Fiscais derrubam casas do Parque das Copaíbas, no Lago Sul

A operação está sendo realizada nesta terça-feira (17/7), com o apoio da Polícia Militar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
PArque da Copaibas
1 de 1 PArque da Copaibas - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Parque das Copaíbas, no Lago Sul, está sendo alvo de uma operação de desobstrução nesta terça-feira (17/7). A região abriga o Córrego das Antas, que deságua no Lago Paranoá e em outras nascentes. A Polícia Militar está no local. A imprensa não teve autorização para entrar.

Mônica Cândido reside no Parque das Copaíbas. Ex-presidente da Associação dos Moradores do Córrego das Antas (AMCA), ela lamenta a “falta de diálogo” do GDF com a comunidade local. “A gente tem consciência de que não pode permanecer aqui. Mas vamos ficar debaixo das estrelas? A maior parte das pessoas aqui não tem onde morar, não tem como pagar aluguel”, afirma.

A ação está sendo coordenada pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis). O Parque Ecológico das Copaíbas, localizado entre a QI 26 e a QI 28 do Lago Sul, pertence à Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago Paranoá.

Criado por lei em 1996, o parque não possui infraestrutura e tem sido mantido pela comunidade que ocupa o terreno. Segundo o órgão, uma liminar concedida com o intuito de impedir a desobstrução do lugar caiu após 20 anos de vigência.

Mônica conta que sua família ocupa o local mesmo antes da existência do Lago Sul. “O governo criou o parque antes de resolver a nossa questão aqui dentro”, lamenta. Vinte e duas casas estão sendo demolidas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?