metropoles.com

Fim do programa Esporte à Meia-Noite gera protesto no DF

Núcleo de Planaltina, onde há 60 mil atendimentos anuais, deixou de oferecer atividades. População organizou manifestação na noite de quinta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Trabalhadores do Esporte à Meia-Noite e moradores de Planaltina foram às ruas protestar contra a notícia de que o programa será encerrado na região. As aulas, que incluem atividades desportivas e cursos de capacitação, deixaram de ser ministradas na quinta-feira (6/9) e, na mesma noite, houve uma manifestação. Uma rua chegou a ser bloqueada e foi organizado um abaixo-assinado para cobrar a continuidade da ação social.

Embora a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP) tenha negado o fim da iniciativa, o coordenador do programa confirmou o término das atividades no polo da Vila Buritis 2, onde são feitos cerca de 60 mil atendimentos por ano.

Trabalhamos com a população em situação de vulnerabilidade social desde 1999. Agora, o chefe da Subsecretaria de Segurança Cidadã, da SSP, nos informou que o programa será fechado em Planaltina por falta de recursos humanos

Carlos Henrique Moraes, coordenador do Esporte à Meia-Noite no núcleo de Planaltina

Moraes explicou que os atendimentos de jovens de 15 a 24 anos e de seus familiares abrange desde a retirada de pessoas das ruas, para estimular a prática de esportes, à oferta de cursos profissionalizantes.

O programa já chegou a ter 21 profissionais em Planaltina, entre policiais militares, bombeiros, professores, motoristas e assistentes sociais. Hoje, conta com apenas dois docentes de educação física, além de alguns convênios com entidades.

“Somos servidores da Secretaria de Educação, mas atuamos no programa devido ao convênio com a pasta da segurança pública. Agora, eles alegaram que precisam realocar os professores por falta de pessoal e que vão extinguir o programa aqui na Vila Buritis”, afirmou o coordenador do núcleo, que oferece atividades no Centro de Atendimento Integrado da Criança (Caic) Assis Chateaubriand.

4 imagens
Moradores fazem abaixo-assinado para tentar impedir o fim do programa
Coleta de assinaturas
Faixa afixada pelos manifestantes no Caic de Planaltina
1 de 4

Manifestação pede que o Esporte à Meia-Noite seja mantido

Material cedido ao Metrópoles
2 de 4

Moradores fazem abaixo-assinado para tentar impedir o fim do programa

Material cedido ao Metrópoles
3 de 4

Coleta de assinaturas

Material cedido ao Metrópoles
4 de 4

Faixa afixada pelos manifestantes no Caic de Planaltina

Material cedido ao Metrópoles

O fim dos trabalhos acarretará enorme prejuízo para a população. Apenas em uma das frentes – o convênio com o grupo Mulheres Mil –, 460 mães carentes são atendidas em um curso de capacitação. Os filhos delas ficam na brinquedoteca social para que as mulheres possam estudar. “Na quinta [6], já não havia mais aula para elas”, informou Moraes.

Os cursos em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) também serão afetados.

“Dentro do Buritis 2, temos índices de criminalidade altos. A gente trabalha para melhorar isso, mas com a extinção do programa, a probabilidade de a situação piorar é grande”, lamentou o coordenador.

A área de Buritis 2, também chamada de Pombal, é conhecida pelas brigas de gangues. Somente entre janeiro e março deste ano, a Polícia Civil registrou oito mortes em decorrência dos conflitos entre as facções.

O tráfico de drogas é o combustível que alimenta a guerra no local. Explorando pontos de venda, os integrantes dos grupos criminosos arrecadam recursos para comprar armas, munições e veículos.

Secretaria nega
Apesar de o coordenador do núcleo confirmar o encerramento das atividades, de a população já sofrer os efeitos da falta de aulas e de moradores da região terem organizado um protesto na noite de quinta (6), a SSP informou que o Programa Esporte à Meia-Noite funciona normalmente.

“No caso do núcleo de Buritis 2, em Planaltina, as atividades esportivas estavam temporariamente suspensas, visto que, dos dois professores que atuam no local, um estava afastado por motivos de doença na família, tendo retornado recentemente, e outro, por ser candidato nas eleições deste ano”, afirmou a pasta, por meio de nota.

Ainda segundo a Secretaria, “atualmente, a SSP realiza planejamento para incorporar mais um professor no núcleo a fim de retomar integralmente as atividades”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?