metropoles.com

Fim do dinheiro nos transportes não afetará tarifas, diz secretário

Em coletiva nesta quinta-feira (16/5), o secretário da Semob-DF comentou sobre a mudança no pagamento dos transportes públicos do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida de pessoas circulando pela Rodoviária do Plano Piloto- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de pessoas circulando pela Rodoviária do Plano Piloto- Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, Zeno Gonçalves, afirmou, nesta quinta-feira (16/5), que as mudanças no pagamento de passagens no transporte público de Brasília não vão causar reajuste no preço das tarifas.

“Não teremos acréscimos de tarifas. É uma determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB) manter as tarifas nos níveis em que estão”.

Em portaria publicada nesta quinta no Diário Oficial do DF (DODF), a Semob determinou que, a partir de 1º de julho, as passagens só poderão ser pagas com cartões ou via Pix.

A partir de julho, serão aceitos os seguintes tipos de pagamento:

* Cartão Mobilidade
* Cartão Vale Transporte
* Cartão de débito e crédito
* QR Code

Nos 45 dias que antecederem a mudança, as concessionárias deverão iniciar uma ampla divulgação da nova forma de pagamento.

“A partir de 1º de julho vamos eliminar o pagamento em dinheiro em algumas linhas e vamos aumentando gradativamente”, disse o secretário. “Até o final do ano, com adesão de 100% do usuário do transporte e entendimento da facilidade, vamos implementar em todo o sistema”.

Em relação aos cobradores, o secretário afirmou que não há risco de demissão por causa do novo sistema. “O cobrador vai continuar dentro do ônibus nessa transição, e, no momento em que a linha já estiver toda mudada, o cobrador poderá ser um agente de recarga ou venda dos cartões dentro das concessionárias, que será uma medida a ser implementada pelo BRB”.

Integração

Segundo o secretário, a passagem paga em dinheiro não permite a integração, o que já é possível com o uso dos cartões mobilidade ou vale transporte.

Com a integração, o usuário pode realizar até três embarques no mesmo sentido (ida ou volta) no intervalo de até 3 horas e será cobrado apenas uma tarifa única de R$5,50.

Segundo Zeno, nos últimos anos, há uma tendência de migração para o cartão Mobilidade. “Vamos ampliar os pontos de recarga, vamos facilitar o acesso ao cartão”.

Como responsável pela operação, o BRB deverá manter pontos de venda e recarga dos cartões em todas as regiões do DF.

O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, reforçou que haverá ampliação do atendimento. “A gente continua trabalhando para aumentar esses pontos. E a recarga já é imediata. Hoje, quando se usa k aplicativo, pode levar até cinco minutos para cair a recarga”.

“É um marco. Traz conveniência, segurança, eficiência e redução de custo para o próprio usuário, já que alguns ainda pagam em dinheiro e perdem o benefício da integração”, afirmou.

Segurança

A coronel Cintia Queiroz, subsecretária de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), presente na coletiva em nome do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, afirmou que a medida de tirar o dinheiro de circulação no transporte publico vai ajudar na redução dos crimes como roubos.

Segundo ela, já há uma tendência de redução desses crimes dentro de ônibus, mas, para o DF chegar a um nível ideal, é preciso ter ações integradas com outras pastas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?