metropoles.com

Fim de ano: número de vagas temporárias no comércio do DF será 7,5% menor que em 2019

Contratação de trabalhadores temporários para atuar no comércio brasiliense começa agora, na segunda quinzena de novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Comércio fechado em periodo de Pandemia
1 de 1 Comércio fechado em periodo de Pandemia - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Chegada a segunda quinzena de novembro, crescem as chances de contratação para vagas temporárias no comércio brasiliense. Segundo a Federação  nas festas de fim de ano, com média de 3,54 funcionários por estabelecimento.

Segundo a pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), realizada entre os dias 20 e 27 de setembro com mais de 400 lojistas de diversas áreas de atuação, 54,7% dos empresários começarão a contratar a partir da semana que vem. Outro 36,9% abrem vagas temporárias a partir da primeira quinzena de dezembro.

3 imagens
Vendas superaram as expectativas dos lojistas no Dia das Mães e no Dia dos Namorados em 2021
1 de 3

Segundo o levantamento, 54,76% dos empresários começarão a contratar a partir da segunda deste mês

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 3

Vendas superaram as expectativas dos lojistas no Dia das Mães e no Dia dos Namorados em 2021

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 3

Hugo Barreto/Metrópoles

De acordo com o estudo, 20,90% dos empreendedores farão contratações, isso significa que serão abertas aproximadamente 2.860 vagas temporárias. No entanto, em comparação com 2019, há um decréscimo de 7,56% no número de vagas.

No mesmo espaço de tempo do ano anterior, 22,6% dos comerciantes manifestaram o desejo de realizar contratações temporárias, ou seja 3.094 vagas.

Ao Metrópoles, o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, disse que vê com bons olhos os números, mesmo que inferiores em relação ao ano passado, devido a pandemia do novo coronavírus. “A gente vê como otimismo. É muito maior [os números] do que imaginamos, por que houve muita demissão. Trata-se da recomposição de pessoas nas empresas”, aponta.

“O Natal é sempre um momento mágico e uma das melhores oportunidades para a recuperação no fluxo de caixa, por ser a melhor data para o comércio. Por isso, alguns empresários irão aumentar sua mão de obra e vão efetivar trabalhadores temporários, o que é bom para a economia local e para a recuperação do mercado de trabalho”, informa.

O levantamento também aponta a possibilidade do funcionário temporário ser efetivado e 77,38% dos entrevistados disseram que sim – apesar de alto, a expectativa do ano passado era 92,2%.

Padaria e Confeitarias, Calçados e Acessórios, Minimercado, Mercearia e Armazéns, e Vestuário e Acessórios foram os segmentos que mais declararam essa possibilidade.

Os principais pré-requisitos apontados para o preenchimento das vagas são: flexibilidade de horário (33,04%); comportamento proativo (24,23%) e experiência prévia para o cargo (22,47%).

O segmento com a maior média de contratação por estabelecimento para esse ano é o de minimercado, mercearias e armazéns (7,5%); calçados e acessórios (3,9%); artigos de armarinho, suvenires e bijuterias (3,17%); padaria e confeitaria (3,14%); suprimento de informática (2,75%); vestuário e acessórios (2,63%); cosmético e perfumaria (2,25%); cama mesa e banho (2,00%); joalheria(2,00%); vidraçaria (2,00%) e papelaria e livraria (1,00%).

Trabalho temporário

O trabalho temporário tem legislação própria, que traz direitos semelhantes aos dos empregados efetivos:

  • Remuneração equivalente à dos empregados de mesma categoria;
  • Jornada de oito horas, remuneradas as extraordinárias, não excedentes a 2h;
  • Férias e 13º salário proporcionais;
  • Repouso semanal remunerado;
  • Adicional por trabalho noturno;
  • Indenização por dispensa sem justa causa ou término normal do contrato, correspondente a 1/12 do pagamento recebido;
  • Seguro contra acidente de trabalho;
  • Proteção previdenciária.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?