metropoles.com

Filósofa Sueli Carneiro recebe título de doutora honoris causa na UnB

É a primeira vez que a Universidade de Brasília (UnB) dá o título para uma mulher negra. Sueli recebeu a homenagem na quarta-feira (21/9)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luis Gustavo Prado/Secom UnB
Sueli Carneiro e reitora da UnB
1 de 1 Sueli Carneiro e reitora da UnB - Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Universidade de Brasília (UnB) deu o título de doutora honoris causa para a filósofa, escritora e ativista do movimento negro Sueli Carneiro. A homenagem ocorreu no auditório Esperança Garcia, na Faculdade de Direito da UnB, na última quarta-feira (21/9) — a entrega havia sido definida em março deste ano.

Recepcionada por uma plateia emocionada em ver uma das importantes figuras na luta antirracista e pela constitucionalidade do sistema de reserva de vagas para o ingresso de estudantes negros e indígenas na UnB, Sueli desceu as escadas do auditório rumo à mesa diretiva de punho levantado, símbolo da força e resistência do povo negro.

3 imagens
Sueli Carneiro agradeceu o reconhecimento e manifestou desejo de que a UnB siga comprometida no combate ao racismo e às desigualdades de gênero
Sueli Carneiro, doutora honoris causa pela UnB, criadora do Intituto Gelédes
1 de 3

"É com muito orgulho que eu recebo essa homenagem extraordinária, o primeiro título de honoris causa outorgado a uma mulher negra pela UnB”, disse Sueli

Luis Gustavo Prado/Secom UnB
2 de 3

Sueli Carneiro agradeceu o reconhecimento e manifestou desejo de que a UnB siga comprometida no combate ao racismo e às desigualdades de gênero

Luis Gustavo Prado/Secom UnB
3 de 3

Sueli Carneiro, doutora honoris causa pela UnB, criadora do Intituto Gelédes

Divulgação

A escolha do local para a solenidade não foi coincidência. Esperança Garcia – que batiza o nome do auditório –, quebrou barreiras ao tornar-se a primeira advogada da história do Piauí e denunciar, por meio de uma petição, em 1770, os maus-tratos por ela sofridos.

A filósofa também fez história ao ser a primeira mulher negra a receber o título pela UnB. Aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni), a proposta de outorga da honraria partiu do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam).

Após salva de palmas, Sueli Carneiro discursou no púlpito do auditório. “É com muito orgulho que eu recebo essa homenagem extraordinária, o primeiro título de honoris causa outorgado a uma mulher negra pela UnB”, começou. “Alegra-me o fato de esse reconhecimento dado hoje vir precedido de outros gestos de grande impacto ou simbolismo que a UnB vem dirigindo à comunidade negra, que foi a primeira federal a reservar vagas para estudantes negros”, afirmou.

A agraciada espera que a universidade mantenha o compromisso de fortalecer o debate antirracista e antissexista, sendo mais uma vez pioneira e modelo para as outras universidades brasileiras. “A Universidade de Brasília é uma das mais importantes universidades do Brasil e da América Latina, o que torna esse título mais importante ainda para mim, pelo reconhecimento de minha trajetória, ao longo da qual procurei fazer da reflexão intelectual e da minha escrevivência uma espada, como convém uma filha de Ogum que sou”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?