Filas marcam 2º dia de vacinação entre idosos de 67 e 68 anos no DF
Secretaria de Saúde diz que atrasos são causados pelo grande trabalho que as equipes tiveram nessa sexta-feira (26/3)
atualizado
Compartilhar notícia
Após um primeiro dia conturbado para a vacinação contra a Covid-19 de idosos entre 67 e 68 anos e profissionais de saúde, este sábado (27/3) também registra problemas. Há grandes filas e atrasos causados, segundo a Secretaria de Saúde, pelo grande trabalho que as equipes tiveram nessa sexta-feira (26/3).
No drive-thru do Iguatemi, os relatos são de que as doses não haviam começado a ser aplicadas até 10h, sendo que o horário previsto para início era 9h. Uma grande fila de carros se formou pelo Lago Norte que chegava até o Varjão. Uma motorista que passava pelo local fez vídeo de dois minutos mostrando a quantidade de carros.
Veja as imagens:
Outro local com reclamações e fila que se estendeu pela avenida Castanheiras, em Águas Claras, foi o posto da Unieuro. Uma moradora da região registrou a fila que se estendia pela faixa da direita na movimentada via.
Procurada, a Secretaria de Saúde (SES) informou que o atraso está relacionado “ao fato de que várias equipes trabalharam até mais tarde no dia de ontem”. Segundo a pasta, mesmo tendo iniciado às 14h para o público de 67 e 68 anos, foram vacinadas mais de 22 mil pessoas ao longo do dia.
De acordo com a SES os pontos que tiveram atraso “já estão sendo abastecidos”.
O Shopping Iguatemi também entrou em contato com a reportagem e afirmou que o atraso no início da aplicação foi de 10 minutos.
Confira todos os pontos de vacinação neste final de semana
Na segunda-feira (29/3), as doses voltam a ser aplicadas em todos os 50 postos de vacinação em funcionamento no DF.
Confusão no Cruzeiro
Na UBS II do Cruzeiro, a aplicação terminou às 17h dessa sexta-feira (26/3), mesmo com pessoas ainda na fila de vacinação. O encerramento das atividades, antes que todos fossem imunizados, deixou os cidadãos irritados.
A discussão entre quem aguardava pela imunização e funcionários do posto de saúde começou após o recolhimento das doses, às 17h. Segundo a equipe do local, não é possível aplicar nenhuma dose depois do fim do horário da campanha.
De acordo com pacientes, entretanto, os profissionais da UBS realizaram uma contagem na fila, e teriam afirmado que seria possível vacinar até 100 pessoas antes do fim do horário – o que não aconteceu.
“Estamos aqui desde às 14h da tarde, a hora que o governador anunciou, e a quantidade de pessoas na fila é imensa. Eles chamaram a polícia pra intimidar a gente, porque eles não avisaram nada. É isso que está acontecendo aqui”, protestou, quando o serviço foi encerrado, um homem que aguardava pela vacinação.
Uma senhora de 66 anos que veio de Goiás para receber o imunizante no DF completa: “Uma enfermeira passou contando, deu 120 pessoas, então ela afirmou que até esta pessoa ia vacinar. Só que agora a história é outra, vão fechar o posto e vão chamar a polícia. Pelo amor de Deus, estamos desde às 14h na fila.”
Assista:
Acionada pela equipe da UBS, a Polícia Militar compareceu à unidade de saúde e acompanhou o encerramento dos trabalhos. Apesar das reclamações, a situação foi controlada sem violência.