metropoles.com

Filas marcam 2º dia de vacinação entre idosos de 67 e 68 anos no DF

Secretaria de Saúde diz que atrasos são causados pelo grande trabalho que as equipes tiveram nessa sexta-feira (26/3)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Fila de carros para vacinação contra Covid-19 em Goiânia
1 de 1 Fila de carros para vacinação contra Covid-19 em Goiânia - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Após um primeiro dia conturbado para a vacinação contra a Covid-19 de idosos entre 67 e 68 anos e profissionais de saúde, este sábado (27/3) também registra problemas. Há grandes filas e atrasos causados, segundo a Secretaria de Saúde, pelo grande trabalho que as equipes tiveram nessa sexta-feira (26/3).

No drive-thru do Iguatemi, os relatos são de que as doses não haviam começado a ser aplicadas até 10h, sendo que o horário previsto para início era 9h. Uma grande fila de carros se formou pelo Lago Norte que chegava até o Varjão. Uma motorista que passava pelo local fez vídeo de dois minutos mostrando a quantidade de carros.

Veja as imagens:

Outro local com reclamações e fila que se estendeu pela avenida Castanheiras, em Águas Claras, foi o posto da Unieuro. Uma moradora da região registrou a fila que se estendia pela faixa da direita na movimentada via.

Procurada, a Secretaria de Saúde (SES) informou que o atraso está relacionado “ao fato de que várias equipes trabalharam até mais tarde no dia de ontem”. Segundo a pasta, mesmo tendo iniciado às 14h para o público de 67 e 68 anos, foram vacinadas mais de 22 mil pessoas ao longo do dia.

De acordo com a SES os pontos que tiveram atraso “já estão sendo abastecidos”.

O Shopping Iguatemi também entrou em contato com a reportagem e afirmou que o atraso no início da aplicação foi de 10 minutos.

Confira todos os pontos de vacinação neste final de semana

Na segunda-feira (29/3), as doses voltam a ser aplicadas em todos os 50 postos de vacinação em funcionamento no DF.

Confusão no Cruzeiro

Na UBS II do Cruzeiro, a aplicação terminou às 17h dessa sexta-feira (26/3), mesmo com pessoas ainda na fila de vacinação. O encerramento das atividades, antes que todos fossem imunizados, deixou os cidadãos irritados.

A discussão entre quem aguardava pela imunização e funcionários do posto de saúde começou após o recolhimento das doses, às 17h. Segundo a equipe do local, não é possível aplicar nenhuma dose depois do fim do horário da campanha.

De acordo com pacientes, entretanto, os profissionais da UBS realizaram uma contagem na fila, e teriam afirmado que seria possível vacinar até 100 pessoas antes do fim do horário – o que não aconteceu.

“Estamos aqui desde às 14h da tarde, a hora que o governador anunciou, e a quantidade de pessoas na fila é imensa. Eles chamaram a polícia pra intimidar a gente, porque eles não avisaram nada. É isso que está acontecendo aqui”, protestou, quando o serviço foi encerrado, um homem que aguardava pela vacinação.

Uma senhora de 66 anos que veio de Goiás para receber o imunizante no DF completa: “Uma enfermeira passou contando, deu 120 pessoas, então ela afirmou que até esta pessoa ia vacinar. Só que agora a história é outra, vão fechar o posto e vão chamar a polícia. Pelo amor de Deus, estamos desde às 14h na fila.”

Assista: 

Acionada pela equipe da UBS, a Polícia Militar compareceu à unidade de saúde e acompanhou o encerramento dos trabalhos. Apesar das reclamações, a situação foi controlada sem violência.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?