Fila de uma hora para subir na Torre de TV Digital
Após dois anos fechado, monumento reabriu o mirante para visitação. Longa espera e calor não desanimaram o público, que ainda contou com programação especial para as crianças
atualizado
Compartilhar notícia
O longo tempo de espera na fila e o calor não desanimaram quem comemorou o Dia das Crianças na Torre de TV Digital, que abriu o mirante para o público nesta segunda-feira (12/10), após dois anos interditada.
“É a primeira vez que venho aqui. Estou há cerca de uma hora na fila, mas acho que vai valer a pena. A vista lá de cima deve ser bacana”, disse o auxiliar-técnico Patrick Eduardo, 24 anos, pouco antes de entrar em um dos três elevadores que levam até nove pessoas cada para o mirante, a 110 metros de altura. Morador do Grande Colorado, Patrick estava acompanhado da esposa, Eduarda Lima, 24 anos, e da filha, Ana Júlia, 3.
Danielly, que estava com o marido, Felipe Ribeiro, 32 anos; a mãe, Lair de Oliveira, 56; e os dois filhos, Felipe Junior, 8, e Theo Felipe, 2, aprovou a acessibilidade da torre. Felipe Junior é cadeirante e não teve dificuldades para visitar a estrutura.
A estudante Larissa Silva, 26 anos, não encarou a fila sob o sol quente para ver Brasília do alto. “Deu para curtir bem o dia. Tinha várias barracas com comidinhas gostosas, e a criançada pôde aproveitar bem. Só não consegui ver a vista lá de cima. Não compensa ficar mais de uma hora na fila para aproveitar apenas três minutos.”
Já a servidora pública Isabella França, 30 anos, ressaltou que, apesar da reforma, o local ainda precisa de melhorias. “É complicado chegar aqui para quem depende de transporte público. Para quem vem de carro, há muitas vagas, mas em dias como hoje, com eventos grandes, fica difícil estacionar. E se a gente deixa o carro ao longo do meio-fio é multado”, reclamou.
Artesanato e gastronomia
A reabertura do espaço foi uma das atrações desta segunda na Torre de TV Digital. No lado de fora, houve o evento PicniK, com apresentações artísticas e a comercialização de itens de produtores locais. As crianças ainda contaram com programação especial, como brincadeiras e oficina de desenho.
“A ideia de trazer o PicnicK para cá foi justamente para aumentar o fluxo de pessoas e incentivar a visita do público na Torre de TV Digital. A expectativa é que, hoje, passem por aqui de 5 mil a 7 mil pessoas”, afirmou o chefe da Comunicação da Secretaria de Turismo, Caio Barbieri.
Abertura parcial
Após o Dia das Crianças, o mirante receberá público apenas em fins de semana e feriados, a partir do próximo sábado (17). Entretanto, de acordo com o secretário de turismo do DF, Jaime Recena, durante a semana, grupos de escolas e embaixadas, por exemplo, poderão passear no local.
“Até o fim desta semana, vamos definir os horários de visitação e o tempo que os público poderá ficar no mirante, além de analisar quais linhas de ônibus podem passar por lá”, disse Recena. “No passado, a visitação acontecia por meio da distribuição de senhas. Eram colocadas à disposição 3 mil por fim de semana. Ainda não sabemos se continuará assim.”
As pétalas (cúpulas laterais) da Torre Digital não têm previsão de abertura para os turistas, segundo o secretário. “Uma delas foi pensada em abrigar um restaurante, processo que depende de licitação. A outra é um espaço destinado para atividades que também serão definidas”, completou.
No tempo em que esteve fechada, a torre passou por obras de acessibilidade e de reparo em estruturas danificadas. Inaugurado em 21 de abril de 2012, o monumento tem 170 metros de altura — 120m de concreto e 50m de estrutura metálica.