metropoles.com

Fila da angústia: 562 pacientes aguardam cirurgia para não ficarem cegos

Segundo a Defensoria Pública, a fila aumentou cinco vezes entre 2017 e 2021. Maior parte dos pacientes tem classificação de risco vermelha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Myke Sena/ Especial para o Metrópoles
Olhos
1 de 1 Olhos - Foto: Myke Sena/ Especial para o Metrópoles

À espera de uma cirurgia na rede pública, 562 pacientes correm o risco de ficar total ou parcialmente cegos no Distrito Federal. Segundo a Defensoria Pública do DF (DPDF), em 2020 a Justiça determinou o fim da fila da cirurgia de vitrectomia. Apesar da sentença, a situação não foi regularizada.

A cirurgia de vitrectomia é necessária para tratamentos na retina, glaucomas e outras doenças. Há duas versões do procedimento, a anterior e a posterior. Na fila, 468 pacientes precisam ser operados com urgência, sendo classificados com prioridade vermelha. E 85 com caracterização amarela de necessidade.

Para a Defensoria Pública, a situação é grave. Na última quinta-feira (12/8), a DPDF ajuizou ação de cumprimento de sentença na 5ª Vara da Fazenda Pública e Saúde Pública do DF. Caso a solicitação seja acolhida, o pedido inicial de multa para novo descumprimento é de R$ 500 mil.

Fila para a vitrectomia anterior:

12 pacientes – prioridade vermelha (data da solicitação mais antiga: 2/9/20)
0 pacientes – prioridade amarela
0 paciente – prioridade verde
0 paciente – prioridade azul

Fila para a vitrectomia posterior:

456 pacientes – prioridade vermelha (data da solicitação mais antiga: 3/9/20)
85 pacientes – prioridade amarela (data da solicitação mais antiga: 2/12/19)
3 pacientes – prioridade verde (data da solicitação mais antiga: 22/3/21)
6 pacientes – prioridade azul (data da solicitação mais antiga: 5/2/20)

A conta não fecha

Pelas contas da DPDF, 100 pacientes enfrentavam a fila de acesso ao procedimento nos olhos em 2017. Aproximadamente, 25 cirurgias eram feitas por mês. Ou seja, a quantidade de pessoas à espera do tratamento ficou mais de cinco vezes maior no DF.

Ao longo dos meses de abril, maio e junho de 2021, na média, foram apresentadas 55 novas solicitações de cirurgia por mês. Segundo a Defensoria, a maioria desses pacientes tem classificação de risco vermelha. Atualmente, a rede pública oferece por mês duas cirurgias de vitrectomia anterior e 50 de posterior. Ou seja, a conta não fecha.

“O número de pacientes em fila de espera aumentou em mais de cinco vezes, o que demonstra a inequívoca omissão do ente estatal em prover sua população dos recursos necessários que propiciem o atendimento em proporção razoável”, destacou a nova ação da DPDF.

Sucateamento

A rede pública oferecia a cirurgia no Hospital de Base. O vitreófago da unidade, contudo, está quebrado há anos. E o atendimento na rede segue apenas com um hospital credenciado.

“O Hospital de Base permanece inoperante em razão da falta de aparelho, o que, por óbvio, tem impacto direto no quantitativo de vagas ofertadas”, reforçou a defensoria. Em 2021, 21 novas ações judiciais foram apresentadas cobrando a realização da cirurgia.

“A falta de acesso ou a demora na oferta de vitrectomia causa a perda total ou parcial da visão dos pacientes. Assim, centenas de brasilienses podem estar com deficiência visual decorrente desse desrespeito às normas sanitárias e ao comando judicial”, alertou a defensoria.

A nova ação solicitando o cumprimento da sentença é assinada pelos defensores públicos Danniel Vargas de Siqueira Campos e Ramiro Nóbrega Sant’Ana.

Leia a nova ação da DPDF na íntegra:

Cumprimento sentença – Vitrectomia by Metropoles on Scribd

Outro lado

O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria de Saúde do DF e com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), responsável pelo Hospital de Base, para falar sobre a questão, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem. O espaço está aberto, caso as instituições desejem comentar o caso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?