Festa de Nossa Senhora Aparecida deve reunir 50 mil fiéis na Esplanada
Celebração começou às 9h desta segunda (12/10). Ponto alto será às 17h, com missa e procissão. Confira as mudanças no trânsito
atualizado
Compartilhar notícia
Mais de 50 mil pessoas estão sendo esperadas na festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília, nesta segunda-feira (12/10). A programação (confira abaixo) na Esplanada dos Ministérios começou às 9h, com uma missa para crianças e com a coroação da santa.
Às 17h, será celebrada missa solene presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello. Após a missa, ocorre a tradicional procissão. Segundo a organização, o evento contará com banheiros químicos, barracas de alimentação e postos do Corpo de Bombeiros.
Confira no vídeo o convite do bispo auxiliar Dom Marconi para o evento:
Trânsito
O trânsito será alterado durante o evento. As três faixas da esquerda nos dois sentidos do Eixo Monumental, na altura da Esplanada, foram fechadas às 9h. O trecho compreende a via em frente ao gramado da Catedral Metropolitana de Brasília até o primeiro retorno.
De acordo com a Polícia Militar do DF, às 16h30, tanto a via S1 quanto a N1 do Eixo Monumental serão interditadas por conta da procissão. O fechamento do trânsito começa no cruzamento do viaduto da L2 Sul com a Esplanada, no sentido Praça dos Três Poderes, e segue até o viaduto após o 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, perto do Palácio do Planalto.
O bloqueio para a circulação de veículos se dará nos dois sentidos, e a liberação das pistas está prevista para as 22h. Segundo o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), a alternativa para os motoristas é utilizar as vias atrás dos ministérios: a N2 e a S2.
As opções de estacionamento são as áreas no Teatro Nacional Claudio Santoro, na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto e no Setor de Autarquias Sul e Norte.
A santa
A história de devoção à Nossa Senhora da Conceição Aparecida teve início em 1717, quando a imagem da santa foi encontrada por três pescadores no Rio Paraíba, próximo à cidade de Guaratinguetá, em São Paulo. Conta-se que naquele ano, o povo passava por dificuldades econômicas e para completar, a escassez de peixe na região era muito grande.
Após os pescadores resgatarem a imagem e a colocarem no barco, surpreendentemente uma quantidade enorme de peixe foi pescada. Esse foi, então o primeiro milagre atribuído a Nossa Senhora Aparecida. Mas somente em 1930 ela foi proclamada pelo Papa Pio XI como padroeira do Brasil. Além de padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida é também padroeira da capital federal, das grávidas e recém-nascidos, rios e mares, do ouro, do mel e da beleza.
Confira a programação
Festa de Nossa Senhora de Aparecida (12/10)
- 14h – Terço dos homens
- 15h – Homenagem dos Jovens à Santa Mãe de Deus
- 16h30 – Preparação para a Santa Missa
- 16h45 – Saída do Clero da Catedral para o altar da celebração
- 17h – Santa Missa presidida por dom Giovanni D´Aniello e concelebrada por todo o Clero da Arquidiocese
- Após a Santa Missa, procissão com a imagem da padroeira e bênçãos para os doentes, governantes e as famílias.