Fernando Leite volta ao GDF como secretário executivo das Cidades
O ex-presidente da Caesb ficou fora da cúpula do Palácio do Buriti porque, segundo a Justiça, os direitos políticos dele estavam suspensos
atualizado
Compartilhar notícia
Ex-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Fernando Leite é o novo secretário executivo das Cidades. A volta ao Palácio do Buriti foi formalizada em edição extra do Diário Oficial do DF desta quarta-feira (20/11/2019).
O cargo era ocupado por Marcelo da Cunha, o Marcelo Piauí. O advogado deixou a função para assumir a chefia da Administração Regional de Ceilândia.
A previsão é que, com Fernando Leite, a pasta tenha mais protagonismo. Ele atuará como executivo de programas de conservação e obras rápidas.
O ex-presidente da Caesb será braço direito do secretário de Governo, José Humberto Pires.
Confira o ato que o nomeou:
Histórico
Fernando Leite saiu da Caesb em função de decisões judiciais as quais entendiam que ele não poderia exercer o cargo por estar com direitos políticos suspensos. O gestor foi condenado por improbidade administrativa.
Em outubro, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) negou mais um recurso dele. O órgão avaliou que o início da contagem do prazo da sanção é a data do trânsito em julgado da sentença condenatória: 22/09/2016.
Como Leite ocupou o cargo de presidente da Caesb no período de janeiro a abril de 2019, a dúvida é se esse tempo entra na contagem do prazo de suspensão dos direitos políticos. No entendimento de advogados, esse tempo não poderia contar como cumprimento da sentença e os direitos estariam suspensos até janeiro de 2020.
Fernando Leite defendeu que a suspensão acabou em setembro de 2019 , sem descontar o tempo que ele exerceu o cargo de presidente da Caesb, mesmo estando com os direitos políticos suspensos.