metropoles.com

Feira gratuita divulga em Brasília oportunidades de estudo no exterior

Maior feira de educação da América Latina, Salão do Estudante 2024 ainda terá pavilhão sobre oportunidades de intercâmbio e estudos nos EUA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Dois cartões com as bandeiras de Estados Unidos e Brasil, lado a lado - Metrópoles
1 de 1 Dois cartões com as bandeiras de Estados Unidos e Brasil, lado a lado - Metrópoles - Foto: Getty Images

Estudar nos Estados Unidos é um sonho para muitos estudantes brasileiros que querem se aventurar em oportunidades de intercâmbio, graduação ou pós na América do Norte.

Para muitos, esse plano se tornou realidade: em 2023, cerca de 16 mil alunos brasileiros, de 14 a 30 anos, embarcaram para os EUA, segundo o governo estadunidense. Além disso, o Brasil está em nono lugar na lista das nações que mais enviam estrangeiros para estudar no país.

Com foco nessa alta procura, o Salão do Estudante 2024, a maior feira de educação da América Latina, terá um pavilhão exclusivo para interessados em estudar nos Estados Unidos. O espaço de 24 metros quadrados terá quatro expositores e representantes da Embaixada dos EUA no Brasil.

O evento gratuito chega ao Distrito Federal no próximo dia 18, no Centro de Convenções Brasil 21. Além do pavilhão dos EUA, a feira disponibilizará informações sobre outras várias outras oportunidades para intercâmbio e graduação no exterior. Para participar, basta se registrar no site do evento.

Serviço

Salão do Estudante 2024 – Etapa Brasília
Local: Centro de Convenções Brasil 21
Endereço: Setor Hoteleiro Sul (SHS), Qd. 6, Lt. 1, Cj. A
Data: 18/10 (sexta-feira)
Horário: das 14h às 17h30

Pesquisa com frequentadores

Um levantamento com mais de 21 mil estudantes promovido pelo Salão do Estudante, em março último, mostrou que o curso com mais procura para intercâmbio em outro país é o de idiomas, com duração de um a seis meses.

Os cursos de graduação em faculdades estrangeiras também apresentaram alta procura pelos estudantes brasileiros. Cerca de 36% dos entrevistados disseram ter interesse em cursar o ensino superior no exterior, e 50% buscam pós-graduação.

Mesmo com a alta do dólar, muitas instituições oferecem isenção de taxas e parcelamentos, o que facilita o acesso dos interessados. O custo de um curso de graduação nos EUA – com mensalidade, seguro obrigatório, moradia, transporte e alimentação –, por exemplo, pode sair por até US$ 2,5 mil por mês na Flórida, um dos estados mais procurados por brasileiros, seguido da Califórnia e de Nova Iorque.

Além disso, a nação norte-americana oferece opções de moradia estudantil para estrangeiros. Entre os outros países mencionados pelos participantes da pesquisa estão Canadá, Portugal e Reino Unido.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?