metropoles.com

Fecomércio-DF faz apelo para sindicato encerrar greve dos vigilantes

A entidade pretende ingressar na Justiça para pedir o fim do movimento que já dura mais de 10 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Especial para o Metrópoles
Brasília (DF), 18/10/2017  14ª ediçã do Prêmio Engenho de Comunicação Local: Sede na CNA SGAN 601, módulo K, edifício Antônio Ernesto de Salvo, 3o andar – Asa Norte Brasilia Foto: Hugo Barr
1 de 1 Brasília (DF), 18/10/2017 14ª ediçã do Prêmio Engenho de Comunicação Local: Sede na CNA SGAN 601, módulo K, edifício Antônio Ernesto de Salvo, 3o andar – Asa Norte Brasilia Foto: Hugo Barr - Foto: Hugo Barreto/Especial para o Metrópoles

Após 10 dias de duração, a greve dos vigilantes virou alvo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF). A entidade ingressará na Justiça contra a mobilização da categoria que comprometeu serviços, como bancos e atividades de atendimento ao cidadão. Já há uma decisão liminar da Justiça do Trabalho para o retorno das atividades.

Em nota divulgada, a entidade diz repudiar “os abusos praticados pelos vigilantes na atual paralisação da categoria”, apesar de “reconhecer e respeitar o direito constitucional dos trabalhadores de promoverem o movimento na busca por melhores condições de trabalho”. A Fecomércio-DF se posiciona contrária a “qualquer tipo de radicalismo que prejudique a população”.

Em 28 de fevereiro, os vigilantes decidiram iniciar a greve, com a reivindicação de um reajuste de 3,1% no salário e aumento de 7% no auxílio-alimentação. Desde então, embate tem sido travado entre a categoria e o Sindicato das Empresas de Segurança e Vigilância do DF (Sindesp-DF).

A categoria não aceitou a proposta das empresas de dividir os R$ 34 do tíquete-alimentação — metade seria paga em dinheiro e o restante em cesta básica.

A entidade fez apelo ao deputado distrital, Chico Vigilante (PT), um dos líderes do movimento, “para que ele atenda os pedidos da população e intervenha na greve, visando seguir o determinado na Constituição e na Lei Geral de Greve”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?