metropoles.com

Fecomércio-DF estima que 3,5 mil vagas devem ser abertas no fim de ano

Em 2021, a expectativa de contratações temporárias ficou em torno de 1,8 mil vagas disponíveis. É a maior expectativa dos últimos cinco anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
lockdown comercio fechado brasília DF
1 de 1 lockdown comercio fechado brasília DF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) estima que 3,5 mil postos de trabalho devem ser criados para reforço das equipes de venda neste fim de ano. Em 2021, a expectativa de contratações temporárias ficou em torno de 1,8 mil vagas disponíveis.

Os dados são do levantamento feito pelo Instituto Fecomércio-DF (IF-DF), que ouviu 503 lojistas de 29 segmentos, em diferentes regiões da capital federal.

Segundo o balanço, 29,82% dos lojistas consultados têm a intenção de contratar mais funcionários para reforço nas equipes de venda durante o Natal, Black Friday e Copa do Mundo. É a maior expectativa dos últimos cinco anos.

No recorte dos segmentos de maior representatividade nas vendas de Natal – calçados; cama, mesa e banho; cosméticos e perfumarias; eletrônicos; materiais esportivos; supermercados; vestuários e acessórios – esse percentual sobe para 38,87%.

Contratações em novembro

As admissões devem aquecer a economia do DF a partir da primeira quinzena de novembro, período em que 34% dos contratos de trabalho começam a ser fechados, segundo os empresários consultados. A maioria, porém, deve contratar ao longo da primeira quinzena de dezembro (44%).

Outubro também aparece na lista, mas com apenas 4% das intenções. A possibilidade de que esses funcionários se tornem efetivos na empresa é de 52,67%.

Em 2021, a pesquisa pré-contração registou que 18,36% dos comércios planejavam aumentar a quantidade de vendedores, mas o resultado do pós-venda revelou que a taxa atingiu 22,02%. No total, em 2021 foram contratadas 2,1 mil pessoas – 300 a mais que o esperado.

O número de indecisos na atual pesquisa foi o menor na série histórica. O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, acredita que, com base nos indicadores econômicos, os empresários indecisos tenham migrado para o grupo dos que hoje já decidiram contratar.

“Registramos deflação nos últimos meses e aumento na taxa de ocupados neste período, em relação a 2021. Isso sem contar no otimismo dos empresários do DF, que subiu pela sétima vez em setembro, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC)”, acrescenta o presidente da Fecomércio-DF.

Ranking das contratações

O segmento que mais deverá contratar neste fim de ano é o de minimercado, mercearia e armazéns, com média de 10 trabalhadores temporários. Os supermercados aparecem em seguida, com 8,67. Padaria e confeitarias (3,78), lojas de calçados (3,28), eletrônicos (3,7) e cabeleireiros (2,75) aparecem na sequência.

Pesquisa do Instituto Fecomércio-DF

O presidente José Aparecido ressalta que as informações do IF-DF são primordiais para o monitoramento da economia do Distrito Federal em períodos de datas comemorativas. A pesquisa ajuda os empresários no planejamento dos estoques e a decisão sobre contratação.

Foram consultadas empresas de porte micro, pequeno, médio e grande. Sobre as localidades, 27,3% se situam no Plano Piloto, enquanto 72,7% nas demais Regiões Administrativas. Lojas de shopping representam 13,5% da amostra, ante 86,5 no comércio de rua. A coleta dos dados aconteceu entre 20 de setembro e 3 de outubro de 2022.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?