metropoles.com

Fecomércio defende que lojas no DF estão preparadas para reabrir no dia 11

Após decisão judicial suspendendo o retorno das atividades, associação garante condições seguras de funcionamento do comércio local

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e do Turismo (Fecomércio-DF) garante que o setor produtivo local tem condições para a retomada segura e gradual do comércio no dia 11 de maio. A manifestação vem após a decisão da Justiça, na madrugada desta quarta-feira (06/05).

A juíza titular da 3ª Vara Federal Cível do DF, Kátia Balbino de Carvalho Ferreira, suspendeu a ampliação do funcionamento de atividades não essenciais no Distrito Federal, em razão do novo coronavírus.

A decisão vem em resposta à ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF)Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público no Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O governador Ibaneis Rocha (MDB) aguardava esse pronunciamento para regulamentar o retorno das atividades, que foi adiado do dia 3 para o dia 11 de maio.

O governador vai apresentar documentos à Justiça pedindo que a data seja mantida. Mesmo posicionamento da Fecomércio.

“É importante que o comércio volte a abrir para desafogar a economia. Por isso, estamos estudando e debatendo formas seguras para essa retomada”, destaca o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia.

De acordo com ele, a situação de cada empresário hoje é muito grave, com muitas dívidas e demissões. “Se não conseguirmos abrir o mais breve possível, não saberemos aonde vai parar a nossa economia”, continua.

Francisco Maia explica que o setor produtivo entregou ao governador um protocolo com diretrizes a serem seguidas pelos estabelecimentos comerciais da cidade, visando a segurança do consumidor, dos empregados e do empresário.

Diversas reuniões de trabalho com o governo e com o setor produtivo também foram realizadas com foco na segurança sanitária.

5 imagens
Comércio está fechado por determinação da Justiça
Algumas promoções já são vistas pela cidade
Lojas começariam a ser abertas na segunda-feira (18/05)
Comerciantes estão se desfazendo dos negócios pelo prejuízo gerado por causa da inatividade
1 de 5

Justiça autorizou o escalonamento do funcionamento do comércio

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 5

Comércio está fechado por determinação da Justiça

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 5

Algumas promoções já são vistas pela cidade

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 5

Lojas começariam a ser abertas na segunda-feira (18/05)

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 5

Comerciantes estão se desfazendo dos negócios pelo prejuízo gerado por causa da inatividade

Hugo Barreto/Metrópoles

“A Fecomércio-DF respeita e entende a decisão da juíza titular da 3º Vara Federal Cível do DF, Kátia Balbino de Carvalho Ferreira, mas acreditamos na possibilidade de reversão”, diz a nota da encaminhada ao Metrópoles.

Francisco Maia ressalta que os protocolos estabelecidos atendem todas as medidas de segurança e higiene, tais como: o uso de máscara e álcool em gel, distanciamento entre as pessoas nos estabelecimentos e outros pontos específicos de cada atividade.

Além disso, está prevista a aferição de temperatura dos funcionários do comércio e realização de testes em todos os 160 mil trabalhadores do comércio da cidade. “Esse protocolo visa a proteger a população, para que eles sejam atendidos de um forma segura”, completa Maia. Ainda haverá em todas as lojas da cidade cartazes com informação com as normas a serem seguidas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?