Fechado desde atos golpistas de 8/1, Palácio do Planalto reabre para visitação
Medida faz parte do projeto Palácios de Portas Abertas, que visa promover reflexões sobre o patrimônio histórico, artístico e cultural
atualizado
Compartilhar notícia
O Palácio do Planalto reabriu as portas para visitação do público, neste sábado (19/8), pela primeira vez desde os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. A ação faz parte do projeto Palácios de Portas Abertas, que visa promover reflexões sobre o patrimônio histórico, artístico e cultural sob guarda do poder público.
As visitas deste sábado ocorreram por agendamento. Das 9h às 14h, 197 pessoas passaram pelo espaço. A cada 30 minutos, um grupo com aproximadamente 20 pessoas percorreu o térreo e o segundo andar do prédio projetado por Oscar Niemeyer.
Os visitantes passearam sozinhos pelo Palácio do Planalto, seguindo as áreas sinalizadas, e receberam informações adicionais sobre o espaço por meio de um roteiro de visitação disponibilizado na portaria principal.
A visitação coletiva pretende enfatizar o lugar da educação patrimonial na construção e na ampliação do conhecimento da população sobre as instituições, edifícios e coleções, segundo o governo federal, de modo que a população se aproprie e contribua para a proteção deles.
Os agendamentos estão disponíveis por meio deste link.
A adesão da Presidência da República ao projeto faz parte de uma iniciativa da Casa Civil federal para preparar a retomada definitiva das visitações públicas ao Palácio do Planalto. Além disso, a ação se deu em virtude do Dia do Patrimônio Cultural, comemorado na última quinta-feira (17/8).