metropoles.com

Fechadas em lockdown, lojas da Asa Norte passam por onda de furtos

Empresários afirmam que, durante a pandemia, comércio local vem sofrendo descaso e virou alvo de ladrões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
furto na asa norte
1 de 1 furto na asa norte - Foto: null

A insegurança virou motivo de preocupação para comerciantes da Asa Norte. Conforme relatado pelos pequenos empresários, as quadras têm sido alvo de uma série de furtos. Os crimes teriam se tornado mais comuns na pandemia da Covid-19, especialmente agora, após o Governo do Distrito Federal restringir o funcionamento de atividades não essenciais, durante o lockdown.

Anna Luiza Pessoa, 35 anos, é dona de um café localizado na 116 Norte. Ela conta que sua loja foi alvo de uma sequência de furtos em uma única semana.

“Foi um prejuízo absurdo. Tínhamos acabado de colocar os toldos. E então, para nossa surpresa, o ladrão voltou  e arrancou os fios externos que sobraram”, relata a comerciante. “Instalamos uma câmera de segurança nova e conseguimos a imagem até ele cortar o fio, depois o disjuntor da loja caiu e impediu a câmera de continuar a gravar”, completa.

A fiação interna do local, o toldo e as barras de alumínio não foram poupados. Anna conta que chegou a registrar um boletim de ocorrência; mas diz que o ladrão havia sido preso em outras ocasiões e já estava em liberdade.

Segundo informações da 2ª Delegacia de Polícia, responsável por apurar os crimes cometidos na região, o autor do furto na loja de Anna foi identificado. Trata-se de um menor de idade, apreendido duas vezes apenas neste mês, após cometer delitos na Asa Norte, sendo que, pelo furto no estabelecimento da empresária, a apreensão ocorreu em flagrante.

Frustrada com o caso, Anna Luiza postou um desabafo no Instagram.

Veja: 

“A sensação é de estar de mãos atadas. Desde o começo da pandemia vemos um grande descaso com o fim da Asa Norte”, lamenta a empresária.

O furto foi filmado no dia 25 de fevereiro.

Confira o vídeo:

Marcelo Mello, 58, tem uma loja de café na mesma quadra. Ele afirma que a preocupação se estende entre vendedores de várias quadras, que têm conversado entre si, buscando uma solução para a onda de crimes.

“Algo parecido aconteceu na minha loja. Recortaram parte do toldo para tentar vender”, relata. “Estamos conversando e nos organizando para ver se solucionamos o problema”, disse.

O que diz a Segurança Pública?

Acionadas pelo Metrópoles, as polícias Civil e Militar do DF não encaminharam informações sobre furtos e roubos a comércios na região.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), por sua vez, informou que monitora prioritariamente os seis principais Crimes Contra o Patrimônio (CCP) em todo o Distrito Federal. Na Asa Norte, os CCPs marcaram queda de 42,5%, quando comparados os primeiros bimestres deste ano e de 2020.

Fazem parte dos CCPs os roubos de veículo, a transeunte, a comércio, a residência e em transporte coletivo, além dos furtos em veículo. Esse último teve redução de 45,2%, no período analisado, com 119 crimes registrados neste ano e 217, em 2020.

“Também foi apresentada queda de 37,7% nos registros de roubo a transeunte no mesmo período analisado na região citada. Sendo 71 crimes em 2021, contra 114, em 2020. A pasta informa, ainda, que roubo em comércio, entre janeiro e fevereiro deste ano, foram contabilizados dois registros, contra quatro no ano passado”, acrescenta.

Segundo a SSP-DF, por meio de dados de registros de ocorrências e por demandas da comunidade, são produzidos estudos que indicam os dias, horários e locais de maior incidência de cada crime na Asa Norte e demais regiões administrativas do DF. “Essas informações são utilizadas na elaboração de estratégias para o policiamento ostensivo da Polícia Militar do DF (PMDF) e na desarticulação de quadrilhas e investigação de crimes pela Polícia Civil do DF (PCDF)“, ainda conforme o texto encaminhado à reportagem.

A SSP, por fim, informou sobre duas operações conduzidas pela pasta. Com objetivo de reduzir índices de criminalidade, a SSP-DF coordena a Operação Vita Salutem (Proteção de Vidas). Instituições, agências e órgãos nos eixos da segurança, mobilidade, fiscalização e prestação de serviços públicos participam da ação. Desenvolvida com base em estudos de manchas criminais e relatórios de inteligência, a Operação Quinto Mandamento é composta por ações que integram forças de segurança pública e outros órgãos de governo com o objetivo de reduzir os crimes contra a vida.

“Somente no primeiro bimestre deste ano a operação [Quinto Mandamento] fez quase 2 mil abordagens pessoais e 500 veículos foram fiscalizados. Além disso, 270 estabelecimentos comerciais foram vistoriados e outros 154 orientados sobre a importância das saídas de emergência para evitar acidentes”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?