“Fechada” é uma das principais causas de acidentes de trânsito no DF
Relatório produzido pelo Instituto de Criminalística da PCDF aponta principais regiões e causas de acidentes de trânsito na capital em 2022
atualizado
Compartilhar notícia
Mapeamento feito pelo Instituto de Criminalística, da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), aponta as principais regiões com ocorrências de acidentes de trânsito em 2022 e as causas determinantes das colisões. Manobras indevidas e interceptação — a famosa “fechada” — estão entre as principais responsáveis pelos acidentes de trânsito na capital.
O relatório aponta também que a falta de reação dos condutores, o excesso de velocidade, a reação tardia dos motoristas, a perda de controle e a condução na contramão estão entre as motivações para os acidentes.
Confira o ranking:
As vias e regiões que mais registraram acidentes foram a DF-001, a área central de Brasília e as cidades de Ceilândia e Taguatinga.
Para fazer o levantamento, foram analisados 925 locais de acidentes que passaram por perícia e tiveram laudos técnicos emitidos. O estudo abrangeu acidentes com morte ou lesões corporais leves, graves ou gravíssimas, incluindo incidentes com viaturas da PCDF e crimes de trânsito, como embriaguez ao volante ou perigo de dano.
A corporação destaca que nem sempre é possível realizar exames no local devido a possíveis interferências das autoridades de trânsito, partes envolvidas ou outras pessoas.
O perito criminal e chefe da Seção de Delitos de Trânsito (SDT) da PCDF, Rodrigo Monteiro, enfatiza a importância desses dados para prevenção de acidentes e educação no trânsito.
A análise dessas informações resultou em mapa de calor interativo que representa geograficamente as ocorrências, identificando os locais e as causas dos acidentes.
“São sinistros em que a Seção de Delitos de Trânsito é acionada para perícias. Este ano, fizemos um mapa de calor, e colocamos uma nova camada de informações, que é vincular a causa determinante, sem a qual o acidente não ocorreria; com isso, conseguimos entender os locais mais sensíveis em relação ao tipo de sinistro, e os dados poderão subsidiar os órgãos competentes no sentido da prevenção de acidentes e educação do trânsito”, explica Rodrigo.
Mapa de calor
Para a análise dos dados, a PCDF elaborou uma ferramenta capaz de representar os pontos geográficos dos fatos presentes nos documentos técnicos expedidos pela SDT durante o ano de 2022 em um mapa de calor interativo, determinando exatamente os locais e as causas dos acidentes.
“A região central do Plano Piloto, o entorno da Rodoviária de Brasília e o Eixinho e Eixão são pontos que aparecem em várias ocorrências de acidentes. A região do Pistão Norte, em Taguatinga, próximo ao fim da Hélio Prates, foi a que teve mais acidentes por conta do excesso de velocidade”, destaca o chefe da SDT.
No caso das manobras indevidas, o documento aponta que o balão entre as avenidas Araucárias e a Copaíba, em Águas Claras, é onde mais a infração é flagrada. As quadras 700 e 900, da Asa Sul, também aparecem com muita incidência.
Com informações da Agência Brasília