Família pede ajuda para bebê de 3 meses conseguir cirurgia no DF
O pequeno Àlef tem cardiopatia congênita, uma anormalidade no coração, e está internado no Hospital da Criança à espera de uma vaga
atualizado
Compartilhar notícia
A família de um menininho de 3 meses de idade pede ajuda através das redes sociais para conseguir uma cirurgia para a criança. O pequeno Álef Matheus Brandão Braga tem cardiopatia congênita, uma anormalidade no coração, e está internado no Hospital da Criança de Brasília (HCB) desde o dia 2 de dezembro à espera de uma vaga em uma instituição da rede pública do DF para realizar o procedimento.
De acordo com a mãe, Solange Brandão Lima, 34, o garotinho já teve sete paradas cardíacas, pneumonia, convulsões e hemorragia pulmonar. A manicure, que precisou sair do emprego para acompanhá-lo, chegou a entrar com uma ação na Justiça para conseguir a cirurgia devido ao grave estado de saúde do bebê.
“Entrei com a Defensoria Pública e conseguimos. O juiz determinou que o Álef fizesse a cirurgia no Instituto de Cardiologia (ICDF). Mas ele desenvolveu uma infecção que o impediu”, lamentou.
“Agora, ele está internado no Hospital da Criança esperando uma oportunidade. O caso dele é grave, porque pega bactérias muito facilmente. Mas quando ele está bem, recuperado para fazer a cirurgia, não tem vaga nos hospitais”, comentou a mãe.
O que diz a SES-DF
A Secretaria de Saúde do DF informou, por meio de nota, que Álef está em uso de antibiótico para tratamento de uma infecção, o que impede a transferência para o ICDF, onde passará por cirurgia cardíaca. De acordo com a pasta, o procedimento cirúrgico “só poderá ser realizado quando houver melhora do quadro infeccioso”.
O texto ainda diz que o tratamento dura de sete a 14 dias e o estado de saúde da criança precisará apresentar as condições necessárias para transferência.