metropoles.com

Família faz campanha para doação de medula a menino de 2 anos

Daniel Guimarães Câmara, 2 anos, recebeu na última sexta (26/11) a notícia para o tratamento contra a leucemia que já enfrenta há 1 ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
bebe leucemia
1 de 1 bebe leucemia - Foto: Reprodução/Instagram

Há cerca de um ano, a família de Daniel Guimarães Câmara, de 2 anos, iniciou uma luta contra a leucemia linfoide aguda subtipo T, categoria rara da doença. Com a ajuda da quimioterapia, houve uma certa melhora no quadro, mas na última sexta-feira (26/11) mais um desafio foi imposto a essa dura caminhada: com a piora no estado de saúde da criança, será necessário um transplante de medula.

“A gente caiu do trigésimo andar”, é como a mãe Thirzzia Guimarães, 41 anos, descreve o choque da notícia. Após diversas etapas de quimioterapia, o resultado dos exames acusava a presença de células doentes na medula e no líquor, um líquido presente no Sistema Nervoso Central do garoto. “Ele estava respondendo muito bem ao tratamento”, conta.

2 imagens
A criança procura por novos doadores
1 de 2

Daniel Guimarães Câmara, 2 anos, terá de passar por um transplante de medula nos próximos dias

Reprodução/Instagram
2 de 2

A criança procura por novos doadores

Reprodução/Instagram

Mãe de primeira viagem, a servidora pública conta que o garoto passará por outra etapa de quimioterapia a fim de se preparar para o transplante. “Dia 23 de dezembro ele vai fazer outro exame para ver se a doença foi controlada. Caso dê positivo, vamos correr para São Paulo para ver se existe alguém mais compatível que nós [os pais]”, detalha.

O processo de busca de doador ocorre de forma informatizada através do Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme). O médico insere os dados do paciente que precisa de transplante e o exame de histocompatibilidade (HLA) ─  responsável pela identificação das características genéticas de cada indivíduo ─ e inicia a procura no banco de nomes do Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome). Concluídas as buscas, a pessoa então é contatada e questionada se prosseguirá com a doação.

Como forma de ampliar as buscas por novos doadores, amigos da família criaram uma página no Instagram. O cadastro para se tornar um doador de medula óssea é realizado nos Hemocentros Regionais e pode ser agendado pelo site da Fundação Hemocentro de Brasília.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?