Família de menina de 11 anos faz bazar para tratamento contra câncer
Parentes e amigos de Julia Ramos realizam, todo mês, um evento para ajudar a menina. Ela luta contra a doença há quase um ano
atualizado
Compartilhar notícia
Julia Souto Ramos, 11 anos, foi diagnosticada com um câncer raro no ovário esquerdo, em 2017. De lá pra cá, passou por sessões de quimioterapia, operou duas vezes e, hoje, luta para remover o restante de um tumor no intestino. A menina faz tratamento no Hospital da Criança, mas precisa de alguns exames fora da rede pública, como o marcador tumoral, que custa em média R$ 400.
Para angariar fundos, a família organiza o Bazar da Julia. O evento ocorre mensalmente, em alguma região administrativa do Distrito Federal. No próximo sábado (16/12), será realizado no Centro de Ensino Fundamental 3 de Taguatinga.
De acordo com a mãe da menina, a maquiadora Patrícia Souto Bahia, 41 anos, Julia estava em um passeio de escola quando levou um chute acidental na barriga. Ela ficou três dias sentindo dor no abdômen, tomava analgésico, mas a dor voltava em algum momento. “Os médicos acreditaram ser apendicite e prepararam tudo para a cirurgia, mas, no dia seguinte, uma médica notou algo diferente, e a tomografia apontou o tumor, com cerca de 15cm”, conta Patrícia.
Devido ao chute que levou na barriga, o tumor havia estourado e espalhado células cancerígenas pelo organismo da jovem. O nódulo e o ovário foram retirados e, em janeiro, ela começou os ciclos de quimioterapia. Tudo ia bem, mas, cinco meses depois, os médicos descobriram dois nódulos, na região da bexiga e do ovário direito.
“No dia que recebi o segundo diagnóstico, fiquei desesperada, mas a quimioterapia está dando resultados. Estamos muito contentes. Ela indo bem, se recuperando. É muito forte e não se entrega”, acrescenta a mãe da menina.
Patrícia deixou o trabalho para cuidar da filha, mas o salário do marido não era suficiente. “Um dia, vi na internet que muitas pessoas vendiam coisas inutilizadas, e comecei a juntar a família para fazer um bazar na porta de casa. O primeiro dia foi incrível, vi as pessoas ajudando, fazendo doação e comprando”, relembra contente.
O bazar cresceu, e cada vez mais pessoas passaram a contribuir. “Virou uma corrente do bem. Toda vez ajudo alguém precisando. Se recebemos móveis, levamos para uma creche na Cidade Estrutural. E as roupas que não servem para vender são doadas a pessoas em situação de rua”, afirma Patrícia.
Este mês, o bazar será realizado na escola em que Julia estuda, o CEF 3 de Taguatinga. “Um professor do colégio doou uma bicicleta para rifar, e fomos até lá, na semana passada, para fazer o sorteio e receber o valor arrecadado. A direção ainda sugeriu fazermos o bazar lá no sábado [16]. A escola tem apoiado muito”, ressalta.
Conheça Julia Souto
Campanhas
Segundo Patrícia, a família aceita doações de todo tipo: roupas, calçados, bijuterias e eletrodomésticos, entre outros. Se você quiser ajudar, entre em contato com o pai de Julia, Cláudio, pelo WhatsApp: (61) 99357-3949. Ou fale com Patrícia, no telefone: (61) 99213-0901.
Os familiares também criaram uma campanha de arrecadação on-line, que pode ser acessada aqui. Ainda, é possível ajudar com doações por conta bancária. Seguem os dados:
Julia Souto Ramos
Conta-poupança: 082.004452-0
Banco BRB
063.962.991-19