Família de Lucio Costa doa acervo de arquiteto brasileiro a Portugal
Acervo com mais de 11 mil documentos do criador da capital do Brasil foi transferido para a Casa da Arquitectura, em Matosinhos, Portugal
atualizado
Compartilhar notícia
A família do arquiteto e urbanista Lucio Costa doou acervo com mais de 11 mil documentos do criador de Brasília para a Casa da Arquitectura, em Matosinhos, próximo a Porto, em Portugal. A informação foi confirmada ao Metrópoles pela neta dele, Julieta Sobral.
Os documentos — incluindo cartas, fotos de família, filmes, rascunhos — estavam abrigados no Instituto Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, desde a morte do arquiteto, em 1998. Há dois anos, em 2019, o local passou por uma reestruturação jurídica. Com isso, a família de Costa considerou que a manutenção do acervo ficaria inviável devido aos altos custos implicados, como a obrigação de um seguro para o acervo.
A família impôs três condições para a doação: que o material permanecesse íntegro, fosse preservado fisicamente e difundido. O acervo poderá ser acessado pelo site da Casa da Arquitectura ou consultado fisicamente por pesquisadores.