Família de criança picada por escorpião no DF pede doação de sangue
Segundo família, tratamento tem apresentado bons resultados, mas Thomas Caitano, 2 anos, ainda segue internado em UTI
atualizado
Compartilhar notícia
A família do pequeno Thomas Caitano Ribeiro, de 2 anos, vítima de picada de escorpião no Distrito Federal, iniciou uma campanha de doação de sangue direcionada ao Hemocentro São Lucas, no Lago Sul. A criança está internada em estado grave e precisa da transfusão sanguínea.
Thomas foi picado enquanto dormia em casa, em Arniqueira, na madrugada de domingo (1º/1). O veneno do escorpião comprometeu o funcionamento do coração do menino, além de outras funções do corpo.
Segundo médicos, os resultados foram positivos e a medicação para o coração pode ser suspensa. Os pulmões, que estavam encharcados na internação, estão limpos. A pressão chegou a baixar, mas foi regularizada. Thomas também sofreu uma pequena coagulação. Mas o quadro foi estabilizado após uma transfusão. Os rins estavam comprometidos, mas também apresentaram melhora.
Para ajudar no estoque do hemocentro e garantir que Thomas e outras pessoas tenham ao que recorrer, os pais do menino se movimentaram nas redes a fim de incentivar a população do DF a doar sangue tipo A+ em prol do menino e de outros hospitalizados.
Quem tiver interesse em fazer doações deve procurar o Hemocentro São Lucas ou agendar pelo telefone (61) 32487272, pedindo o direcionamento da doação para Thomas Caitano Ribeiro.
Confira:
Segundo a última atualização sobre o estado de saúde de Thomas, o tratamento de ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea) melhorou tanto a função cardíaca e a hemodiálise está fazendo efeito para filtrar o sangue e tirar a sobrecarga dos rins.
Os pulmões também estão limpos, mas a função do fígado piorou e é foco de atenção dos médicos. Thomas é acompanhado pela equipe médica do Hospital Brasília, em Águas Claras.