metropoles.com

Desligamento automático causa apagão em regiões do DF

Taguatinga, Ceilândia, Vicente Pires, Samambaia e Guará 2 foram algumas das regiões onde moradores relataram a falta de luz

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Linhas de transmissão de energia em horizonte com cidade ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Linhas de transmissão de energia em horizonte com cidade ao fundo - Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Diversas regiões administrativas do Distrito Federal enfrentaram falta de energia elétrica durante parte do dia nesta sexta-feira (16/8). Segundo moradores, o problema foi relatado por volta das 11h. Até as 15h, o serviço havia sido restabelecido em algumas regiões, enquanto outras ainda enfrentavam a falta de luz.

Entre as regiões administrativas afetadas pela falha no serviço, estão: Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras e Samambaia. No Guará 2, em Brazlândia, no Sol Nascente/Pôr do Sol, em Vicente Pires e no Aeroporto de Brasília, algumas áreas também ficaram sem luz ou com energia instável.

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informou por sua vez que, apesar da oscilação em diversas estações, a circulação de trens segue até o momento sem interferências.

Em nota, a Neoenergia afirmou que a interrupção no fornecimento de energia elétrica não tem relação com a rede de distribuição da empresa. Segundo a companhia, ocorreu um problema no sistema de transmissão da estação Furnas, que ainda não informou a previsão para restabelecer o fornecimento de energia.

Por meio de nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que, às 11h42 desta sexta-feira (16/8), “houve o desligamento automático do setor de 138 kV da SE [Subestação] Brasília Sul (Eletrobras), interrompendo 330 MW de carga no Distrito Federal, especificamente nas regiões de Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras e Samambaia”.

Catorze minutos depois, segundo o ONS, teve início a recomposição das atividades da SE Brasília Sul, com normalização das cargas, mas, até a mais recente atualização desta reportagem, o processo estava em andamento.

“Às 12h45, foram restabelecidos 72% das cargas interrompidas de Brasília. O ONS ainda aguarda informações do agente para analisar a causa. As equipes do ONS e dos agentes estão dedicadas para a retomada do serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível”, finalizou a nota.

Por meio de nota, a Eletrobras Furnas informou que registrou uma falha na linha de transmissão Brasília Sul-Brasília Norte, durante trabalhos de modernização na Subestação Brasília Sul (DF), resultando em interrupção momentânea no fornecimento de energia para a distribuidora local. “O suprimento foi retomado às 11h56, 14 minutos após a ocorrência, com a coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)”, disse.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?