Fake News e mudança do clima são temas de evento para estudantes no DF
Resultado de uma parceria entre Mec, MCTI e Secom, evento debaterá a desinformação em mudanças do climáticas
atualizado
Compartilhar notícia
Estudantes da rede pública do Distrito Federal têm até 14 de outubro para se inscrever no Hackaton Pop — atividade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento deste ano vai debater a desinformação em Mudanças do Clima.
A SNCT acontece todo ano e visa fomentar o enfrentamento à desinformação, conforme previsto no Programa Nacional de Popularização da Ciência – Pop Ciência, instituído pelo Decreto 11.754/2023. O Hackaton Pop, que dialoga com esse objetivo, é fruto de uma parceria entre Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério da Educação (Mec) e a Secretaria de Comunicação Social (Secom).
Jovens do da rede pública que cursam os anos finais do ensino fundamental (8º e 9º ano) e ensino médio podem participar. A edição de 2024 será nacional, com envio de propostas por equipe de estudantes da Educação Pública. Uma equipe de cada região do país será selecionada para participar da etapa nacional, presencial em Brasília, que ocorrerá entre os dias 05 a 10 de novembro, durante o evento âncora da 21ª SNCT.
Os estudantes devem desenvolver soluções inovadoras para enfrentar fake news sobre mudanças climáticas e inscrever os planos de ação até 14 de outubro. Em Brasília, as equipes finalistas serão orientadas para que as propostas sejam aprimoradas.
As melhores soluções serão premiadas em uma cerimônia oficial em dezembro, e algumas delas poderão ser publicadas em um livro, destacando a criatividade dos jovens envolvidos. Para se inscrever, bastar preencher este fomulário até o dia 14 de outubro.