Faixas exclusivas liberadas após estações do metrô serem fechadas
A medida foi tomada pelo DER e Detran e vale para a Estrada Parque Núcleo Bandeirante, Setor Policial Sul, W3 Norte e W3 Sul
atualizado
Compartilhar notícia
Com todas as estações do metrô fechadas no começo da manhã desta sexta-feira (01/11/2019), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) anunciou que as faixas exclusivas de ônibus da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) estão liberadas para os carros até as 23h59.
As do Setor Policial Sul, W3 Norte e W3 Sul também estão livres para o tráfego de todos os veículos, segundo o Departamento de Trânsito (Detran). A medida é para diminuir os impactos nas vias, que estão bastante congestionadas esta manhã.
Brasilienses que usam transporte público enfrentam transtornos nesta manhã após o metrô apresentar falha de sinalização na rede de fibra ótica. O sistema transporta 160 mil pessoas por dia. A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informou, por volta das 6h, que todas as estações estão fechadas. E que foram reabertas por volta das 8h20.
De acordo com informações da empresa, a manutenção atuou para solucionar o problema “o mais rápido possível”. “Lamentamos pelos transtornos”, publicou a companhia no Twitter.
Atenção! Todas as estações estão fechadas por conta de uma falha de sinalização na rede de fibra ótica do Metrô-DF. Manutenção está atuando para solucionar o problema o mais rápido possível. Lamentamos pelos transtornos.
— Metrô-DF (@metrodfoficial) 1 de novembro de 2019
Moradora de Águas Claras, a bancária Normélia Santos, 57 anos, que trabalha na Asa Sul, chegou às 6h10 na estação Concessionárias e encontrou os portões fechados. “Estou pensando no que fazer, porque a única alternativa é andar até a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) para pegar um ônibus, mas tem o trânsito também”. De acordo com Normélia, o mesmo transtorno ocorreu há uma semana. “Isso aconteceu na semana passada também, quando estava voltando para casa”, afirmou. Ela ainda reclamou da tarifa: “Muito cara e o sistema não funciona”.
O porteiro Edivaldo Gomes, 43, mora em Samambaia e trabalha em Águas Claras. Ele saiu do trabalho por volta das 6h25 e retornaria para casa. “É chato, estou cansado, doido para chegar em casa e eles não tem previsão. Não vi isso acontecer outras vezes, sempre quando eu saio nesse horário está funcionando direitinho”, assinalou.
Veja imagens da Estação Concessionárias, em Águas Claras, nesta manhã:
Nas redes sociais, vários usuários também relataram os problemas.
Veja algumas publicações:
Sexta-feira,
você madruga pra chegar logo no trabalho e sair cedo massss,
o metrô não ajuda.
Sem energia e sem sistema.#metrodf pic.twitter.com/b8Y0ppWcnM— Nome (@AsFavas) November 1, 2019
Metrô DF não tá funcionando por agora ein galeres, problema na fibra ótica sla oq
— Prefeita & Sapatão (@aiMauela) November 1, 2019
Obrigado ao #MetrôDF por deixar minha sexta mais divertida, não funcionando e fazendo os ônibus ficarem mais lotados do que já são…
— Rafael Souza (@DarkRLion) November 1, 2019
tá complicado, paradas de ônibus lotadassssass, alguns ônibus nem param.
— Raickkkkkjjkjjj (@NardesRaick) November 1, 2019