Faixa exclusiva para ônibus na Epia será desativada nesta 4ª (9/11)
Faixa havia sido implantada em operação experimental no trecho do entroncamento com a Estrada Parque Dom Bosco ao entroncamento com a EPTG
atualizado
Compartilhar notícia
O corredor exclusivo destinado para ônibus na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) será desativado a partir desta quarta-feira (9/11). Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), a medida serve para novos ajustes no projeto.
Implantada em 24 de outubro deste ano, o corredor tem extensão de 7,6 km. A faixa vai do entroncamento com a Estrada Parque Dom Bosco (DF-025) com a Estrada Parque Taguatinga (DF-085).
Durante o teste, a faixa da direita foi dedicada preferencialmente a ônibus, vans e táxis, nos horários de pico, enquanto os demais veículos deveriam trafegar nas faixas do centro e da esquerda da via. Fora desse horário, o trânsito funcionava em seu fluxo normal.
“Valorizar o transporte coletivo e incentivar a mobilidade sustentável é uma prioridade desta gestão. O que ocorre é que depois de duas semanas de teste, detectamos a necessidade de realizar algumas intervenções na Epia para que a população possa, de fato, usufruir dos benefícios de uma faixa exclusiva para ônibus”, explicou Fauzi Nacfur Júnior, presidente do DER-DF.
Para Nacfur, o período de teste foi adotado justamente para que fosse possível verificar a viabilidade da adoção do corredor exclusivo, nos dois sentidos da via.