metropoles.com

Faculdade de Medicina da UnB sobre nota do CRM: “Profunda preocupação”

A entidade do DF encaminhou ofício ao governador Ibaneis Rocha (MDB) se posicionando contra o lockdown em Brasília devido à Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ocupação Unb – Faculdade de Medicina
1 de 1 Ocupação Unb – Faculdade de Medicina - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB) divulgou nota pública, nesta segunda-feira (1º/3), na qual diz “manifestar profunda preocupação” com posicionamento do Conselho Regional de Medicina do DF (CRM-DF) acerca do lockdown. A faculdade refere-se ao ofício encaminhado ao governador Ibaneis Rocha (MDB) no qual a entidade diz ser contra a medida de contenção do novo coronavírus no DF.

O documento encaminhado ao chefe do Executivo local diz: “O CRM-DF é contra o lockdown como medida de controle de transmissão”. No documento, a entidade afirma que o lockdown “já se mostrou ineficaz” e “atenta contra os direitos fundamentais da Carta Magna”.

Ao reforçar o posicionamento, o CRM destaca que “a restrição maior de liberdade causa o aumento da incidência de transtornos mentais e agravamento das demais doenças crônicas, além de prejuízo irremediável à economia”.

A Faculdade de Medicina divulgou nota pública, na qual ressaltou: “[A] adesão às medidas de distanciamento físico, higienização frequente das mãos, uso de máscaras e de evitar aglomerações é fundamental para o enfrentamento da pandemia, porém, isso não é suficiente para reverter o cenário crítico atual na rede de atenção à saúde do DF”.

Os professores ainda reforçaram que “as medidas de restrição preconizadas no decreto do GDF são baseadas em evidências sólidas obtidas em estudos científicos bem desenhados e executados em diversos locais do mundo. Estas medidas reduzem a transmissão do vírus e podem apresentar impacto positivo sobre o comportamento da epidemia, contando com a adesão da população”.

Surpresa

Ainda no documento, a equipe da Faculdade de Medicina diz se surpreender com o posicionamento do Conselho Regional de Medicina.

“Surpreende-nos sobremaneira a afirmação do CRM-DF ao argumentar contra uma medida destinada a evitar a morte das pessoas afetadas pela doença, em prol de interesses de natureza econômica e alheios ao seu dever de zelar pelo bom exercício da profissão médica.”

Veja a carta: 

Carta medicina

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?