Explosão em subestação da CEB deixa área central de Brasília no escuro
Trens do metrô ficaram parados na estação Estrada Parque por 20 minutos. Energia só será normalizada na madrugada desta terça (28/6)
atualizado
Compartilhar notícia
A explosão de um gerador de energia em uma das subestações da Companhia Energética de Brasília (CEB) provocou um apagão na área central de Brasília, atingindo quase todos os prédios da Esplanada dos Ministérios. Segundo a CEB, a energia caiu por volta das 18h30, mas voltou após “poucos minutos”. No entanto, para os bombeiros controlarem as chamas da explosão foi preciso desligar a subestação às 20h10 e a energia só será normalizada na madrugada desta terça-feira (27/6).
Ainda de acordo com a CEB, houve apenas um princípio de incêndio. Mas, quem estava no local, viu chamas bem altas. O Corpo de Bombeiros controlou o fogo, só que o óleo dos geradores dificultou o combate ao incêndio. No momento da explosão, apenas um vigilante estava na subestação da CEB. Ele se assustou, mas não se feriu. Agora, é preciso esperar o resfriamento dos transformadores para religar a subestação.
Dessa forma, toda a Esplanada dos Ministérios segue sem energia, além de alguns prédios do Setor de Autarquias Norte. Restaurantes da Vila Planalto ficaram no escuro, os clientes e os garçons utilizaram as luzes dos celulares para enxergar os pedidos e a comida. O Setor de Hotéis e Turismo Norte, onde está localizado o Palácio da Alvorada, continua sem energia.
Os problemas atingiram também a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA) e a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), que ficaram no escuro durante alguns minutos. Os trens do metrô permaneceram retidos nos trilhos da estação Estrada Parque por 20 minutos, mas a situação já está normalizada.
Sessão
A falta de energia chegou à sessão do Senado que discute o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Por cerca de uma hora os senadores continuaram a sessão e ficaram à meia-luz, com a ajuda de geradores. Logo depois, por volta de 19h40, os trabalhos foram suspensos. Segundo nota do Senado, a ala onde a sessão ocorre é coberta por um no-break “para uma hora de falta de energia elétrica”. O comunicado confirma que o problema foi ocasionado pela explosão na subestação da CEB.