Explode o número de apreensões de drogas no DF em 2022. Veja ranking
Em seis substâncias, apenas uma não subiu em comparação com o mesmo período do ano passado. Dados são da Polícia Militar do DF (PMDF)
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal registrou uma explosão nos números de apreensões de drogas durante os quatro primeiros meses de 2022. De seis substâncias alvo de ações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), apenas uma não registrou alta em comparação com o mesmo período do ano passado. Confira no ranking mais abaixo.
Em 2022, apreensão de Rohypnol já corresponde a 52% do ano anterior
De janeiro a abril de 2021, a PMDF tirou das ruas 226,12 kg de maconha; 15,49 kg de cocaína; 6,42 kg de crack; 699 comprimidos de ecstasy; 205 selos de LSD e 1.397 comprimidos rohypnol.
Já em 2022, estes números subiram para 459,79 kg de maconha (aumento de 103,3%); 21,58 kg de cocaína (+39,3%); 10,56 de crack (+64,4%); 4360 comprimidos de ecstasy (+523,7%); 31 selos de LSD (queda de 82,4%) e 6.858 comprimidos de rohypnol (+281,9%).
Um dos motivos para o crescimento no número de apreensões, seria o fim das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. “As pessoas estão indo mais para as ruas. Acaba tendo mais festas, então a apreensão acaba que aumenta também. Não só de droga, mas de armas e prisão de pessoas”, explica o porta-voz da PMDF, major Michello Bueno
Relembre casos
Em fevereiro, tentando escapar de policiais militares, uma mulher caiu do telhado de uma casa na QN 8C, no Riacho Fundo II, com 2 tabletes de maconha. Logo após o tombo, ela foi presa e levada para 20ª Delegacia de Polícia (Gama).
Segundo a PM, a equipe do Grupo Tático Operacional (GTOp 22) recebeu a informação de que as drogas de um traficante preso, em ação conjunta com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), estariam escondidas em uma residência na região.
Os policiais foram ao local e bateram no portão. Enquanto a guarnição conversava com os vizinhos, os militares avistaram uma mulher tentando sair da residência pelo telhado. Os PMs, então, pediram para ela descer. Durante a conversa, a suspeita pisou em uma telha que quebrou, e acabou despencando do teto da casa.
Logo em seguida, apareceu outra mulher que abriu o portão. Os policiais prestaram os primeiros socorros à suspeita e flagraram, com ela, dois tabletes de maconha. Após buscas na residência, a PMDF localizou mais 16 tijolos da droga e quatro balanças de precisão.
Festa clandestina
Em março, policiais militares detiveram 58 adolescentes em uma festa clandestina realizada em Santa Maria. No local, foram apreendidos 14 porções de cocaína, 10 porções de maconha, cinco cigarros de maconha e oito litros de “loló”.
Segundo a PMDF, os militares receberam denúncia de que ocorria uma festa clandestina com a presença de menores que estavam usando grande quantidade de drogas. Os policiais montaram uma operação conjunta e foram ao endereço, onde flagraram as irregularidades. Todos foram conduzidos à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).
Hotel do tráfico
No mês passado, um casal acabou preso por tráfico de drogas. A mulher, de 25 anos, e o companheiro dela, de 24, guardavam porções de cocaína, ecstasy e skunk, droga considerada “supermaconha”, dentro de um guarda-roupa, na QNM 21 da Ceilândia.
Em abril, um homem de 38 anos, apontado com um dos principais traficantes de droga sintética de Planaltina, acabou levado para a 16ª Delegacia de Polícia. Na hora da prisão, ele estava com 1.050 comprimidos de ecstasy, no valor aproximado de R$ 50 mil, duas porções de cocaína, duas balanças de precisão e quatro frascos de anabolizantes.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Quer receber notícias do DF direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesdf.