metropoles.com

“Expectativa positiva”, afirma Ibaneis após posse de Cristiano Zanin

Governador do DF, Ibaneis Rocha ressaltou perfil garantista do novo ministro e considerou Cristiano Zanin “muito preparado” para o cargo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Francisco Dutra/Metrópoles
Ibaneis na porta do STF para cerimônia de posse
1 de 1 Ibaneis na porta do STF para cerimônia de posse - Foto: Francisco Dutra/Metrópoles

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), elogiou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin. Após a cerimônia de posse do ex-advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira (3/8), o chefe do Executivo local destacou a expectativa positiva em relação ao novo integrante da Corte.

“Certamente, será um juiz bastante garantista, o que é importante neste momento de estabilidade do país. Então, estamos muito felizes com a posse do Cristiano Zanin e esperamos, realmente, que ele faça um grande trabalho à frente do Supremo Tribunal Federal”, declarou o governador.

Também advogado, Ibaneis considerou Zanin um “profissional muito preparado e conhecido nacionalmente”. “[Ele] tem uma grande cultura jurídica que, certamente, engrandecerá ainda mais o Supremo Tribunal Federal. A expectativa é muito positiva”, completou o chefe do Executivo local.

Feminicídio

Questionado por jornalistas sobre os casos de feminicídio no DF, o governador Ibaneis lamentou os casos e defendeu um pacto entre instituições para frear a violência contra as mulheres. A capital do país registrou, ao menos, 22 assassinatos de mulheres por motivos relacionados a gênero apenas em 2023. Um deles foi cometido nesta quinta-feira (3/8).

Nesta semana, o STF decidiu de modo a aumentar severidade das penas contra autores de feminicídios. “Infelizmente, esse crime preocupa a todos nós, governadores, e todos à frente das polícias. Temos feito um trabalho muito forte no DF. Mas, infelizmente, o número ainda é muito elevado”, comentou Ibaneis.

“Precisamos de um trabalho em conjunto com Ministério Público, Poder Judiciário e Poder Executivo, para que consigamos diminuir esse crime drástico, que ainda acontece muito no nosso país. Tem de existir esse pacto, efetivamente, para podermos combater o feminicídio”, completou.

Trânsito

A cerimônia de posse do novo ministro provocou congestionamentos na Esplanada dos Ministérios. O trânsito ficou mais lento no trecho em frente ao STF, cujos arredores tiveram a segurança reforçada. Equipes da Polícia Militar (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) se mobilizaram na região.

Zanin assumiu a vaga aberta na Corte após a saída de Ricardo Lewandowski e depois de ser aprovado em sabatina no Senado Federal, em 21 de junho.

O novo ministro ficará à frente de um gabinete com 520 processos e integrará a Primeira Turma do STF. Além disso, poderá participar de votações emblemáticas, como a do marco temporal, da descriminalização do aborto e a do porte de drogas.

Assista à solenidade:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?