metropoles.com

Exército lamenta morte de general que caiu de lancha no Lago Paranoá

Em nota, o Comando Militar do Planalto expressou “as mais profundas condolências à família e aos amigos do militar”

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Embarcação sem piloto lago paranoá
1 de 1 Embarcação sem piloto lago paranoá - Foto: Reprodução

O Exército Brasileiro lamentou a morte do general de brigada aposentado José Carlos Ribeiro Venâncio. Ele faleceu aos 73 anos, após cair de uma lancha desgovernada e sofrer uma parada cardíaca. O acidente ocorreu no sábado (29/6). Venâncio chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e foi internado no Hospital de Base, mas acabou não resistindo e faleceu no domingo (30/6).

Em nota, nesta terça-feira (2/4), o Comando Militar do Planalto (CMP) lamentou o ocorrido. “O militar passou para a reserva em agosto de 2006. Neste momento de luto, o CMP expressa suas mais profundas condolências à família e aos amigos do militar”.

O acidente ocorreu no Lago Paranoá. A lancha foi filmada desgovernada e sem piloto momentos antes de se chocar contra um muro às margens do lago. As circunstâncias do acidente são investigadas pela Marinha do Brasil e a 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul).

Além dele, outras duas pessoas que estavam na embarcação caíram na água. Uma delas era o piloto, que fugiu do local.

Veja as imagens da lancha:

 

A lancha só parou de se movimentar após colidir contra uma cerca, próximo ao Lake View Resort.

Um homem de 65 anos que também estava na lancha conseguiu sair sozinho da água. Ele estava consciente e orientado, não sendo necessário o transporte dele para um hospital. A reportagem apurou que trata-se de Paulo César Rodrigues Borges, coronel aposentado do Exército Brasileiro.

Conforme informações obtidas pela coluna Na Mira, Paulo César contou que estava no Clube do Exército com José Carlos, na tarde de sábado, quando foram convidados pelo piloto da lancha, também sócio do clube, para dar uma volta na embarcação.

Eles partiram da marina do clube em direção à Ponte JK, e depois para o condomínio Brisas do Lago, onde estacionaram o barco. O trio deu uma volta no condomínio e retornou à lancha.

No trajeto de volta para o clube, os dois oficiais da reserva estavam sentados na traseira da lancha, quando sentiram um “tranco” e foram arremessados para fora do barco.

Segundo relatado pelo coronel, eles foram inicialmente resgatados por pessoas que estavam às margens do lago e em outras embarcações. Em determinado momento, o piloto da lancha teria ido embora do local.

Socorro

O acidente aconteceu entre a residência do Presidente da República e a Ponte JK, próximo à JR Mecânica Náutica e Marina. O Corpo de Bombeiros (CBMDF) foi acionado para atender à ocorrência por volta das 16h23

No local, a equipe de socorro deparou-se com duas vítimas que haviam acabado de cair de uma embarcação.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?