Exame Nacional de Residência (Enare) abre inscrições com 3,2 mil vagas
As provas serão realizadas em dezembro em todas as capitais e mais 23 cidades, com a participação de 81 instituições
atualizado
Compartilhar notícia
As inscrições para o Exame Nacional de Residência (Enare) estão abertas. Estão sendo oferecidas 3,2 mil vagas de residências nas áreas médicas, multi e uniprofissionais em 81 instituições distribuídas pelo Brasil. As provas ocorrerão no dia 12 de dezembro.
Estão aptos a se inscreverem no programa de residência os médicos formados ou formandos em medicina, cursando o último semestre do curso. Para as residências multi e uniprofissionais podem concorrer profissionais da área de saúde, com a graduação concluída e que estejam em situação regular nos conselhos Profissionais de Classe.
O programa é realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Quem estiver interessado, pode se inscrever pelo site enare.ebserh.gov.br.
O exame, que foi criado em 2020 com o objetivo de melhorar a seleção de residentes, registrou crescimento de 800% na quantidade de vagas e 900% no número de instituições participantes. Com mais benefícios para as instituições e os candidatos, a seleção terá provas em todas as capitais e mais 23 cidades.
São elas: Feira de Santana (BA), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), Uberlândia (MG), Caratinga (MG), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), Dourados (MS), Sinop (MT), Campina Grande (PB), Cascavel (PR), Guarapuava (PR), Londrina (PR), Nova Iguaçu (RJ), Passo Fundo (RS), Pelotas (RS), Bauru (SP), São Carlos (SP), São José do Rio Preto (SP), Campinas (SP), Araguaína (TO), Petrolina (PE) e Joinville (SC).
Enem da Residência
O sistema de classificação do Enare é muito parecido com o do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O candidato sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para indicar onde pretende atuar. O sistema fica aberto por tempo determinado para que cada um registre o local de sua preferência.
As melhores notas se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar, quem ocupará as vagas. Em seguida, ele é aberto novamente para preencher as vagas desocupadas e a formação de cadastro reserva, reduzindo muito a possibilidade de deixar vagas sobrando.
Acesse o site do Enare para saber mais.