metropoles.com

Exame de HTLV passa a ser obrigatório para gestantes no DF

A medida, determinada pela Lei nº 7.619 no dia 18 de dezembro, visa prevenir a transmissão do vírus de mãe para filho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Enfermeira aplica vacina em mulher grávida
1 de 1 Enfermeira aplica vacina em mulher grávida - Foto: Getty Images

A partir de agora, todas as gestantes do Distrito Federal passarão por um exame obrigatório para detectar o vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV). A medida, determinada pela Lei nº 7.619 no dia 18 de dezembro, visa prevenir a transmissão do vírus de mãe para filho.

O HTLV, é um retrovírus da mesma família do HIV que pode causar complicações graves como lesões de pele, linfomas, leucemia e problemas neurológicos. A transmissão ocorre por relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de agulhas e, principalmente, de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação.

A ginecologista obstetra Elielma Almeida destaca a importância do diagnóstico precoce para evitar a transmissão vertical e reduzir o impacto do vírus na população. “A identificação de gestantes infectadas é fundamental para oferecer o tratamento adequado e proteger o bebê”, explica.

O teste para HTLV já era oferecido na rede pública do Distrito Federal por meio da Rede Alyne – programa do governo federal, antes chamado de Rede Cegonha, que organiza o atendimento a gestantes, parturientes, recém-nascidos e crianças de até dois anos. Com a nova lei, a medida se torna obrigatória para todas as gestantes atendidas pelo SUS.

O diagnóstico é feito por exame de sangue e, em caso positivo, são adotadas medidas específicas, como a contraindicação da amamentação. Além disso, práticas preventivas como o uso de preservativos e a triagem rigorosa de sangue para transfusão são essenciais para reduzir o risco de contágio.

Como acessar o serviço

Todas as gestantes do DF podem iniciar o pré-natal nas unidades básicas de saúde (UBSs). O acompanhamento inclui o teste de HTLV e orientações para prevenir a transmissão vertical e garantir a saúde materno-infantil. Basta procurar a UBS de referência para receber o atendimento.

Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

Com autoria de Robério Negreiros (PSD), o Projeto de Lei (PL) de número 144, de 2023, foi aprovado no dia 27/11 pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Segundo o PL, “médicos envolvidos em uma pesquisa em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) ressaltaram que o exame HTLV deve se tornar obrigatório durante o pré-natal, para evitar a contaminação dos bebês”.

Hoje, somente o teste para sífilis e o próprio HIV são obrigatórios durante a gravidez.

Aprovado, o PL foi sancionado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?