metropoles.com

Ex-ministro Henrique Eduardo Alves não será transferido para Brasília

O desembargador federal Ney Bello qualificou a transferência do Rio Grande do Norte para o Distrito Federal como “descabida”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MAGNUS NASCIMENTO/TRIBUNA DO NORTE/ESTADÃO CONTEÚDO
PF prende Henrique Eduardo Alves, ex-ministro de Temer
1 de 1 PF prende Henrique Eduardo Alves, ex-ministro de Temer - Foto: MAGNUS NASCIMENTO/TRIBUNA DO NORTE/ESTADÃO CONTEÚDO

O desembargador federal Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF), concedeu habeas corpus à defesa do ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB) para suspender a transferência do político para Brasília. Na decisão, o magistrado qualificou a transferência como “descabida”.

“A desnecessidade de transferência do paciente para lugar diverso de sua residência está aliada ao fato de ser onerosa e descabida, haja vista que tanto o magistrado federal de Natal (RN) quanto o do Distrito Federal gozam das mesmas prerrogativas funcionais e institucionais”, argumentou o desembargador em sua decisão.

Confira a nova decisão:

Decisão TRF1 by Metropoles on Scribd

 

Na última semana, o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal do DF, havia acolhido a petição do Ministério Público Federal (MPF) e autorizou a transferência do preso para a carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Brasília. A decisão foi condicionada à aprovação do juiz da 14ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, que concordou com a transferência.

O ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-ministro do Turismo no governo Michel Temer foi preso no dia 6 de junho pela Operação Manus. Em um desdobramento da Lava Jato, Alves é investigado por participar de um esquema de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, em Natal, para a Copa do Mundo de 2014. Segundo a Polícia Federal, o sobrepreço chegou a R$ 77 milhões.

4 imagens
Henrique Eduardo Alves é ex-presidente da Câmara dos Deputados
A presidenta Dilma Rousseff dá posse ao então ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. E/D: Henrique Alves e Michel Temer (José Cruz/Agência Brasil)
Ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)
1 de 4

O ex-ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves

José Cruz/Agência Brasil
2 de 4

Henrique Eduardo Alves é ex-presidente da Câmara dos Deputados

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
3 de 4

A presidenta Dilma Rousseff dá posse ao então ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. E/D: Henrique Alves e Michel Temer (José Cruz/Agência Brasil)

José Cruz/Agência Brasil
4 de 4

Ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)

MAGNUS NASCIMENTO/TRIBUNA DO NORTE/ESTADÃO CONTEÚDO

 

Lobby
Alves entrou na mira da força-tarefa da Lava Jato em janeiro do ano passado. Segundo os procuradores, ele fez lobby para a construtora OAS em dois tribunais de Contas para evitar o bloqueio de recursos para as obras da empreiteira na Arena das Dunas.

A ação foi comprovada por mensagens trocadas entre Alves e o empreiteiro Léo Pinheiro, ex-presidente da construtora, já condenado a 16 anos de reclusão por crimes cometidos no escândalo de corrupção da Petrobras.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro. Sobre o nome da operação, é referência ao provérbio latino “Manus Manum Fricat, Et Manus Manus Lavat”, cujo significado é: uma mão esfrega a outra; uma mão lava a outra.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?