metropoles.com

Ex-governadora rebate MP sobre Abadião: “Eu que o construí”

Posição de Maria Abadia ocorre após promotor solicitar que GDF rebatize o estádio ceilandense, já que lei federal impede homenagem a vivos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
WhatsApp Image 2018-09-28 at 11.25.26
1 de 1 WhatsApp Image 2018-09-28 at 11.25.26 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A ex-governadora Maria de Lourdes Abadia (PSB) rebateu, nesta terça-feira (04/02/2020), a investida do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) de retirar o nome da ex-tucana do principal estádio de Ceilândia, o Abadião.

A solicitação da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e Social baseia-se em lei federal que impede que monumentos e obras públicas sejam batizados em homenagem a personalidades vivas.

“Quem quer mudar o nome do estádio não sabe que fui eu quem o construiu”, disse à coluna Janela Indiscreta, enquanto acompanhava, na Câmara Legislativa (CLDF), a abertura do semestre legislativo dos deputados distritais.

A reação da ex-titular do Palácio do Buriti é resultado de recomendação do promotor Sérgio Bruno para que o Governo do Distrito Federal (GDF) retire o nome da política do estádio ceilandense. Abadia foi a fundadora da região administrativa e, por isso, acabou homenageada.

Segundo ela, a honraria ocorreu “por vontade popular” e, oficialmente, o estádio não tem o nome dela. “Foi um apelido que a população deu em reconhecimento ao meu trabalho”, finalizou.

Em contato com a coluna, o administrador de Ceilândia, Marcelo Martins – mais conhecido como Marcelo Piauí –, explicou que o órgão só se pronunciará após a assessoria jurídica apresentar um parecer com o histórico oficial sobre a homenagem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?