Ex-chefe de Procon é preso por cobrar para dar “descontos” em multas
Após aplicar multas a comerciantes, ex-chefe do Procon de Formosa cobrava pagamentos em espécie em troca de desconto no valor da tarifa
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da 1ª Delegacia Distrital de Polícia de Formosa (GO), deflagrou, nesta terça-feira (30/4), uma operação contra um ex-chefe do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) do município, por suspeita de cometer crime de corrupção.
A equipe cumpriu mandado de prisão preventiva contra o ex-gestor, que não teve o nome divulgado, bem como um mandado de busca e apreensão na casa dele e na sede do Procon de Formosa.
As investigações relevaram que o alvo da operação aplicava multas para comerciantes locais e, posteriormente, informava a eles ter conseguido um “desconto” para pagamento do ativo em espécie.
No entanto, para isso, o então chefe do Procon pedia que o comerciante quitasse o débito em dinheiro, entregue pessoalmente a ele, e embolsava os valores.
Em um vídeo divulgado pela PCGO, é possível quando o ex-dirigente recebeu quantia em espécie de uma das vítimas, dentro de um estabelecimento comercial.
Assista:
Ainda segundo as investigações, o investigado chegou a receber transferência via Pix em conta bancária, sob a alegação de que conseguiria um desconto em favor do comerciante multado. O ex-chefe do Procon acabou exonerado do cargo público.
O alvo da operação foi levado para a prisão e aguarda decisão judicial. A PCGO orienta que comerciantes eventualmente autuados de forma semelhante deverão procurar a unidade policial de Formosa.
As investigações continuam, com foco na existência de uma possível organização criminosa atuante no Procon do município.