Ex-candidato, homem-bomba recebeu doação para campanha. Veja quanto
Conhecido como Tiü França, Francisco Wanderley recebeu R$ 500 em doação de campanha. Ex-candidato recebeu apenas 98 votos e não se elegeu
atualizado
Compartilhar notícia
Candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL) em 2020 , o chaveiro Francisco Wanderley Luiz recebeu uma única doação na campanha, no valor de R$ 500. O valor foi pago por uma pessoa física. Ele recebeu apenas 98 votos e não conseguiu se reeleger.
Francisco, conhecido como Tiü França, se explodiu perto do Supremo Tribunal Federal (STF) no início da noite dessa quarta-feira (13/11). Uma hora antes do ataque a bombas, fez uma série de ameaças à mais alta Corte.
Ele divulgou prints que mandava a si próprio com os supostos recados. “Vocês poderão comemorar a verdadeira proclamação da República”, diz uma das mensagens. No post, ele alegou que o “jogo só acaba 16/11/2024”.
“Vamos jogar??? Polícia Federal, vocês têm 72 horas para desarmar a bomba que está na casa dos comunistas de merda: William Bonner, José Sarney, Geraldo Alckmin, Fernando Henrique Cardoso… Vocês 4 são VELHOS CEBÔSOS (sic) nojentos”, escreveu ele, em imagem publicada no Facebook.
“Cuidado ao abrir gavetas, armário, estantes, depósito de matérias etc. Início 17h48 horas do dia 13/11/2024… O jogo acaba dia 16/11/2024. Boa sorte!!!”, prosseguiu.
Em uma outra publicação, Francisco Wanderley aparece dentro do plenário do STF e diz “deixaram a raposa entrar no galinheiro”, contou.
Carro com fogos
Além da explosão, o homem tinha um carro com fogos de artifícios no Anexo 4 da Câmara dos Deputados. O trailer era do homem-bomba. Algumas detonações foram ouvidas na área, nesta quinta-feira (14/11).
Há suspeita de que possa tratar-se de uma “armadilha”, porque policiais identificaram artefatos explosivos na casa alugada por Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, em Ceilândia. Um dos itens explodiu.
“É importante, também, informar, que tinha uma carretinha que foi colocada naquela área próxima ao anexo. Neste momento, esse trailer está sendo periciado para verificar se há algum perigo”, informou o secretário executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury.
Francisco teria acendido fogos de artifício no carro dele, no Anexo 4 da Câmara. Em seguida, foi até o STF. Pelas imagens, é possível ver o momento que o homem-bomba joga explosivos próximo à Estátua da Justiça.
Em seguida, ele se deita, e o artefato acende, solta fumaça e explode. Surgem fogos de artifício à esquerda da imagem, e mais fumaça sai da região próxima à cabeça do homem. Veja o vídeo:
As forças de segurança concluíram a varredura na Praça dos Três Poderes. Todos os artefatos explosivos foram retirados do local, pelas polícias Federal (PF) e Militar do Distrito Federal (PMDF). A previsão é de liberar o trânsito no local às 11h.