Evento do IFB mostra detalhes da produção de cervejas especiais no DF
Programação apresentou o processo de produção das cervejas especiais, destacando a experiência de especialistas e empreendedores do setor
atualizado
Compartilhar notícia
O evento “Lado Beer de Brasília”, realizado na tarde dessa quarta-feira (7/6) pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), uniu estudantes, especialistas e empresários para debater a importância da produção de cervejas artesanais no Distrito Federal. Sob a orientação das professoras Adriana Alfani e Sandra Branchine, os alunos estiveram em fazendas de cultivo do lúpulo e em cervejarias.
A programação apresentou o processo de produção das cervejas especiais, destacando a experiência de especialistas e empreendedores do setor. Também foi lançado a “Rota das Cervejas Especiais do DF”, disponível para os apreciadores da bebida baixarem ou acessarem, como resultado do levantamento realizado pela equipe do projeto.
Sandra Branchine, professora da área de hospitalidade e lazer do IFB, comenta que o projeto foi idealizado ainda na disciplina alimentos e bebidas do instituto, vinculando a pesquisa sobre cervejas artesanais com a promoção de eventos sociais. “O evento funciona como uma ferramenta de comunicação para toda pesquisa que sai do laboratório, para ela ser apresentada”, diz.
Professora no curso de tecnologia de alimentos, Adriana Alfani lembra que, no semestre passado, os alunos do IFB fizeram testes com produtores de cerveja parceiros: “Utilizamos grão de bico numa cerveja diferenciada, pimenta em outra. Foi um sucesso. Juntamos as duas propostas e a equipe da Sandra construiu toda a rota das cervejarias envolvidas no projeto”.
“O nosso intuito maior é realmente estar em contato para solução de problemas. Eu estava conversando com um dos empresários que falou da necessidade desse fechamento do IFB com as empresas”, afirma Alfani.
Tarso de Araújo Montes, 42 anos, é desses empresários no ramo das cervejas artesanais produzidas no Distrito Federal e faz a bebida por conta própria desde 2012. “A gente fez a primeira receita, não sei se ficou boa não, porque nem lembro mais. Enfim, gostamos demais. A gente produziu a nossa própria cerveja e me encantei com aquilo, pelo meio do mercado de cerveja artesanal”, conta Montes.
Dono da Madstein, o homem considera que a importância desse projeto do IFB é justamente trazer visibilidade paro o setor. “As cervejarias artesanais daqui já buscam muito essa questão de se unir para poder favorecer o mercado. Essa proposta do IFB é ótima para chamar a atenção de um público maior, para valorizar mais o produto local”, declara.
Curiosidades
O grande diferencial das cervejas especiais produzidas em Brasília é apreciar o lúpulo do Cerrado. Com condições climáticas favoráveis, o cerrado apresenta-se como solo apropriado para o cultivo de diferentes espécies de lúpulo, como Cascade, Nugget e Chinook. Neste ano, a cidade conquistou destaque na última Copa Brasileira de Lúpulos, realizada em maio, como produtora de cerveja especial.
A cerveja especial envolve a concepção da bebida viva, com acompanhamento e monitoramento de cada etapa e a valorização do uso de especiarias e insumos do próprio cerrado. Para a clientela em Brasília, outra aposta dos empreendedores é investir em uma nova proposta de serviço para cervejarias especializadas, que privilegia a socialização e a diversificação no consumo da bebida.