Estudantes de escolas públicas visitam monumentos de Brasília
Nesta quinta (21/4), estudantes que moram no Engenho das Lajes, no Gama, conheceram lugares como a Igrejinha da 308 Sul e o Palácio do Buriti. Iniciativa, que faz parte das comemorações do aniversário de Brasília, vai beneficiar 250 alunos até a sexta (22)
atualizado
Compartilhar notícia
A semana em que Brasília completa 56 anos também é tempo de aprender. Até a sexta-feira (22/4), 250 estudantes da rede pública de ensino vão conhecer os principais monumentos da capital da República.
Na manhã desta quinta-feira (21/4), um grupo de estudantes que mora no Engenho das Lajes, no Gama, visitou a Igrejinha, na 308 Sul. Projetado por Oscar Niemeyer, o local foi o primeiro templo de alvenaria inaugurado em Brasília, e a primeira obra de Athos Bulcão para a capital. “Recebemos uma turma de uma escola da zona rural. Algumas crianças nunca tinha vindo a Brasília”, afirmou o secretário adjunto de Turismo, Jaime Recena.O percurso contemplou ainda toda a quadra modelo do Plano Piloto (308 Sul); a Catedral Metropolitana de Brasília e a Praça dos Três Poderes. O passeio foi encerrado com uma visita panorâmica ao Palácio do Buriti e ao Quartel General do Exército. “É uma ação que forma o caráter das crianças, dá a sensação de pertencimento à cidade delas. É uma maneira de formar a identidade e fazer com que a gente se apaixone e queira construir uma cidade melhor”, completou Recena.
Na terça-feira (19), foi a vez de alunos do Centro de Ensino Fundamental 312, em Samambaia Sul, terem uma manhã cívica. Eles fizeram o mesmo roteiro que os colegas do Engenho das Lages. Estudantes com necessidades especiais participaram do passeio. Para que os surdos não ficassem sem explicação, um professor de Libras acompanhou o grupo.
A iniciativa, uma parceria das secretarias de Educação e de Esporte, Turismo e Lazer, integra as comemorações do aniversário da cidade. A ideia, no entanto, é ampliá-la para os próximos meses.