Estudantes da UnB participam de campeonato de robótica nos EUA
O grupo é composto só por mulheres e está concorrendo na categoria Balancer Race da competição
atualizado
Compartilhar notícia
Uma equipe de estudantes de engenharia e química da Universidade de Brasília (UnB) está marcando presença no evento Robogames, em Pleasanton, cidade da Califórnia, nos Estados Unidos. A competição começou nessa quinta-feira (6/4) e vai até o dia 9 de abril. O grupo é composto por 3 mulheres e é chamado de “Droid”.
As estudantes, Samara Brandão, 20 anos, Victoria Cristina, 22, e Thamires de Pontes, 27, estão disputando a categoria Balancer Race, que desafia os participantes a fazer com que um robô, equilibrado apenas sobre duas rodas ou uma esfera, percorra uma distância de 6 metros e termine o trajeto parado e de pé.
A empreitada levou as meninas a cruzarem o Oceano Atlântico e embarcarem nessa aventura em busca de uma vitória na 15ª edição da maior competição de robótica do mundo.
A vice-capitã do grupo, Samara Brandão, explica que o processo de montagem do robô, apelidado de Ada, foi dividido em três partes. “Nós dividimos o projeto em três áreas, mecânica, eletrônica e programação. Tudo começou com a parte de mecânica, em que tínhamos que pensar em como a Ada seria estruturada, quais seriam os seus componentes e o tamanho. Logo em seguida, começamos a projetar a parte de eletrônica, iniciamos a produção de placas, sempre pensando nos requisitos que o robô precisava cumprir”, explica.
Os principais desafios enfrentados pela equipe ao longo dos meses de preparação foram relacionados ao equilíbrio da Ada.
Um diferencial do robô das garotas é que ele não será movido por controle remoto. O dispositivo será completamente autônomo e irá funcionar a partir de um código feito pelas competidoras. As artimanhas das alunas serão testadas nos dias 8 e 9 de abril.