Estudante sofre agressão e lesão no braço em frente a escola no DF
Caso é investigado pela PCDF. Até 7 de abril, foram registradas 581 ocorrências de crimes praticados em ambientes escolares no DF
atualizado
Compartilhar notícia
Uma estudante sofreu agressões, nessa segunda-feira (16/5), em frente ao Centro de Ensino Fundamental 4 de Planaltina. O braço da aluna ficou lesionado. O Batalhão Escolar foi acionado, e a 16ª Delegacia de Polícia (Planaltina) abriu investigação.
Segundo a Secretaria de Educação, a direção da escola informou que, quando soube da agressão, prestou todo o apoio à aluna. Recentemente, o mesmo colégio foi notificado pela pasta para retirar câmeras em banheiros.
Insegurança nas escolas
Levantamento feito pelo Metrópoles com base em dados da Polícia Civil, obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, mostra que, até 7 de abril, foram registradas 581 ocorrências de crimes praticados em ambientes escolares. Isso representa a média de cinco situações diárias.
A insegurança no perímetro escolar reflete-se nos atendimentos do Batalhão Escolar do Distrito Federal, que atendeu 108 situações de violência em colégios, em menos de três meses, em 2022.
A média é de mais de um caso por dia. De acordo com a corporação, a maioria das abordagens é por vias de fato, uso e porte de substâncias entorpecentes e ameaças.
Novo plano
Por causa da escalada da violência na escolas da capital, o GDF criou um plano de segurança para as unidades de ensino. Entre as determinações está o reforço de policiais nos colégios com alto índice de violência.
Os responsáveis pelas escolas podem entrar em contato com o batalhão especializado ou com a Secretaria de Segurança Pública para solicitar operações específicas em situação de insegurança.
Para a prevenção de ocorrências no interior das escolas, a PM ressalta que é importante a contratação do serviço de vigilantes.
Quando as agressões são marcadas pelas redes sociais, a PMDF garante que há um serviço orientado à inteligência que monitora situações de crime e pede que o cidadão, ao ver postagens com esse tipo de conteúdo, entre em contato via 190 e faça a denúncia.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente