Estudante do DF gabarita questões de matemática no Enem 2021
Mesmo com o resultado positivo, o aluno segue em preparação para o vestibular do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
O estudante João Pedro Barbosa Lemos dos Santos (foto em destaque), de 17 anos, aluno do colégio Pódion, acertou todas as 45 questões de Matemática e suas Tecnologias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. O gabarito lhe concedeu a nota de 953,1, a maior pontuação do país na disciplina.
Com o resultado positivo em mãos, acompanhado do bom desempenho em outras matérias, o adolescente poderia escolher o curso e a universidade que quisesse. Porém, João almeja uma vaga no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São Paulo, para cursar engenharia aeronáutica – a instituição tem processo seletivo próprio. Assim, ele não ingressará em nenhuma outra faculdade que aceite a nota obtida no Enem.
O certame do ano passado foi apenas a segunda vez que ele fez o Enem. A primeira, em 2019, foi como treineiro.
Nas redes sociais, a escola comemorou o feito do jovem. Veja:
Ver essa foto no Instagram
Rotina
“É muito empenhado desde pequeno. Ele participa de um programa de altas habilidade. Além disso, é medalhista em olimpíadas de matemática, física. Os professores sempre o incentivaram”, conta a mãe do jovem, a servidora pública Janaína Lemos dos Santos, 41.
“Ele sempre foi um menino apaixonado por exatas, para ele foi muito tranquilo e natural”, diz a mãe sobre o resultado no Enem. “Além da capacidade, ele estuda muito, a escola sempre apoiou. Ficamos muito felizes”.
João possui um rotina de estudos diária das 14h às 21h com auxílio de um curso. Já pela manhã, estuda por conta própria e prepara a parte física, exigida no vestibular do ITA, considerado um dos mais difíceis do Brasil.
A prova está prevista para acontecer em outubro. “Ele viu que continua no caminho certo e estamos muitos satisfeitos. É um menino muito humilde, focado e responsável, a gente apoia ele e o que ele escolher iremos ajudar”, diz a mãe. Em 2020, João também prestou o vestibular para o ITA, mas não conseguiu nota suficiente para passar.