metropoles.com

Estudante de 21 anos morre no campus da UnB na Asa Norte

O jovem cursava letras. Paramédicos tentaram reanimá-lo por cerca de 25 minutos. Porém, ele não resistiu

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Esp. Metrópoles
suicídio-ao-lado-da-reitoria-na-unb
1 de 1 suicídio-ao-lado-da-reitoria-na-unb - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

Um estudante morreu nesta sexta-feira (20/09/2019), no campus da Universidade de Brasília (UnB) da Asa Norte. De acordo com a Assessoria de Comunicação da instituição, o aluno de 21 anos do curso de letras ainda tinha sinais vitais quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local, próximo à Reitoria. Os paramédicos tentaram reanimá-lo por cerca de 25 minutos. Porém, ele não resistiu.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o jovem tirou a própria vida. A UnB informou que está averiguando o caso. A assessoria divulgou nota de pesar, assinada pela reitora Márcia Abrahão e pelo vice-reitor Enrique Huelva. Segundo o texto, “as equipes da administração da universidade e das forças de segurança estão apurando as exatas circunstâncias do ocorrido”.

“A universidade está em contato com a família, por meio da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária, do Decanato de Assuntos Comunitários (Dasu/DAC), para prestar assistência. Nos solidarizamos com a família, amigos e colegas do estudante. Desejamos que todos possam encontrar conforto neste momento de tanta dor”, disse a UnB em nota.

O Metrópoles tem a política de publicar informações sobre casos de suicídio ou tentativas que ocorrem em locais públicos ou causam mobilização social. Isso porque é um tema debatido com muito cuidado pelas pessoas em geral.

Na avaliação do site, o silêncio camufla outro problema: a falta de conhecimento sobre o motivo que, de fato, leva essas pessoas a se matarem.

Depressão, esquizofrenia e uso de drogas ilícitas são os principais males identificados pelos médicos em um potencial suicida. Problemas que poderiam ser tratados e evitados em 90% dos casos, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria.

Está passando por um período difícil? O Centro de Valorização da Vida (CVV) pode te ajudar. A organização atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e Skype 24 horas todos os dias.

Arte/Metrópoles

Rede de apoio

A própria UnB possui um trabalho com saúde mental destinado à comunidade acadêmica. Como forma de estruturar o acolhimento e o atendimento, criou, este ano, a Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária, vinculada ao Decanato de Assuntos Comunitários (Dasu/DAC).

“A Dasu vem organizando sua atuação a partir do conceito de universidades promotoras de saúde e, entre as ações já iniciadas, está a realização de rodas de terapia comunitária, a cada 15 dias”, explicou a universidade.

Informou, ainda, que está em fase final de estruturação a Política Integrada da Vida Estudantil, que deve aprimorar os atuais mecanismos de acolhimento da universidade, de forma a melhor direcionar o atendimento: “A UnB possui o Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (Caep), com mais de mil atendimentos por mês, para membros da comunidade interna e externa, além de diversas iniciativas no âmbito das unidades acadêmicas e administrativas”.

Confira telefones úteis

Arte/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?