Estudante cria bicicleta de bambu e circuito agroecológico no DF
Vitor Hugo Moraes, 35 anos, trabalha há 10 anos com esse tipo de material. Agora, o foco é a bicicleta ecológica
atualizado
Compartilhar notícia
Uma bicicleta toda feita com bambu é o projeto do estudante do Instituto Federal de Brasília (IFB) Vitor Hugo Moraes, 35 anos, que trabalha há 10 anos profissionalmente com esse material. Dono da marca Bamburiti, as bikes de Vitor fazem parte da iniciativa para desenvolver o cicloturismo agroecológico no Distrito Federal.
O estudante de agroecologia do Câmpus Planaltina fez diversas coisas com bambu, entre elas, estruturas rurais, fachada da Casa Cor e diversas exposições. Vitor também confeccionou a ornamentação do Festival de Brasília, em 2018, e o troféu de boas práticas do Ministério do Meio Ambiente. “Descobri-me um pesquisador do bambu, a versatilidade dele me encanta”, contou.
Ao Metrópoles, o artesão contou que, agora, o foco é a bicicleta. O produto de alta performance pode ser encomendado nas medidas do ciclista e na modalidade de preferência do usuário, como passeio, trilha e speed. Segundo Vitor, as características de tração e compressão da bike de bambu são iguais ou superiores às de aço. O custo da bicicleta é a partir de R$ 3 mil.
“Para quem não pode comprar, trazemos a experiência do passeio ciclístico com a bike”, explica Vitor.
O artesão faz a colheita do bambu, trabalha no processo de tratamento, desenha o projeto, monta a bicicleta e disponibiliza para a experiência. “Nosso produto tem alma e tem história. Fazemos arte”, destaca.
Para quem quiser apoiar o projeto, Vitor avisa que precisa de doação de bicicletas velhas ou carcaças, para a produção da frota. Contato pelo e-mail bamburiti.eco@gmail.com.