Estrutural ultrapassa o Lago Sul e se torna a cidade com maior incidência de Covid-19
A cidade concentra 723,42 casos para cada 100 mil habitantes. Em números absolutos, são 266 infectados e quatro mortes confirmadas na RA
atualizado
Compartilhar notícia
O último boletim do novo coronavírus divulgado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) mostra que a Estrutural é a região administrativa com a maior incidência de casos de Covid-19. A proporção é de 723,42 ocorrências para cada grupo de 100 mil habitantes. Em números absolutos, são 266 infectados e quatro mortes confirmadas na localidade considerada uma das mais carentes da capital.
Até o relatório divulgado na quinta-feira (04/06), esse ranking era encabeçado pelo Lago Sul, que tem média de 712,40 a cada 100 mil moradores . No entanto, na sexta-feira (05/06), a Estrutural assumiu a primeira posição entre os casos proporcionais.
Quando a análise passa a ser a quantidade total de doentes, Ceilândia lidera disparada, com 1.565 testes positivo e 39 óbitos.
Veja o quadro:
Boletim Covid-19 4 de Junho by Metropoles on Scribd
A administradora da creche Associação Esperança, no Setor de Chácaras Santa Luzia, Nazaré Almeida, 56, demonstra preocupação com o crescimento do número de casos na Estrutural.
“É preocupante porque estamos em uma área de vulnerabilidade. A transmissão do vírus é muito fácil. As pessoas não têm condições e a dificuldade de acesso aos serviços de saúde e saneamento contribui para o avanço do vírus”, diz.
Segundo a moradora da mesma região, a diarista Ana Maria Peixoto, 25, a testagem rápida está sendo feita, mas nem todos conseguem senha para fazer o exame.
“Já levei meus filhos e não conseguimos. Também não é difícil ver pessoas na rua que não respeitam o isolamento. Isso pode espalhar ainda mais a doença”, opina.
O outro lado
A Secretaria de Saúde (SES-DF) informou estar atenta à situação epidemiológica da Estrutural e a testagem itinerante tem justamente o intuito de isolar precocemente os casos contaminados a fim de minimizar a transmissão da doença.
“A SES-DF tem capacidade técnica e de insumo para o diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento dos casos na cidade”, diz trecho do texto.
Ainda de acordo com a pasta, durante a testagem a população recebe orientações quanto às medidas de prevenção. Paralelo a isso, o GDF tem realizado ações no sentido de orientar o uso de máscara.
Na Estrutural, aos exames rápidos começaram em 25 de maio e já foram testados 3.395 moradores, com 599 resultados positivos para Covid-19.
Painel
Em todo o DF, a quantidade de pessoas infectadas é de 14.208. Entre os doentes, 7.336 se recuperaram. O número de óbitos provocados pela Covid-19 na capital do país chegou a 186.
Se somados os residentes de outras unidades da Federação que foram internados e morreram no DF, os óbitos chegam a 202.
Os dados são do Painel Covid-19, alimentado pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A página foi atualizada às 18h06.