Estoque de vacinas contra a Covid para adolescentes acaba no DF e imunização pode ser suspensa
Rede de frios da Secretaria de Saúde já não tem mais doses. Unidades remanescentes foram distribuídas entre as regiões administrativas do DF
atualizado
Compartilhar notícia
O estoque de vacinas da Pfizer contra a Covid-19 destinadas à aplicação da primeira dose em adolescentes no Distrito Federal está próximo do fim. Conforme mostra o vacinômetro da Secretaria de Saúde, o número de unidades de imunizante disponíveis na rede de frio da pasta chegou a zero e as doses remanescentes já foram distribuídas.
Por esse motivo, os pontos de vacinação têm diminuído gradativamente, a depender da procura em cada regional de saúde. Na lista desta quarta-feira (6/10), por exemplo, não há locais disponíveis para o público de 12 a 17 anos em cidades como Ceilândia e Taguatinga, mas há grande número de opções em Planaltina e Sobradinho.
A secretaria ressalta que não é possível prever o momento em que as doses restantes vão acabar, tendo em vista que tudo depende da procura. O DF também aguarda o envio de novas D1 da Pfizer para reabastecer todos os postos e disponibilizar opções de vacinação em todas as regiões administrativas do DF.
O subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, confirmou o problema, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (6/10), mas destacou o lado positivo. Segundo ele, o estoque só acabou por causa da grande procura.
Antecipação de D2 e dose de reforço para idosos
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou, nesta quarta-feira (6/10), a antecipação da segunda dose da Pfizer para pessoas que deveriam finalizar o ciclo vacinal contra Covid-19 até 5 de novembro. A partir desta sexta-feira (8/10), já é possível adiantar a conclusão do esquema de imunização.
O mesmo ocorre com a AstraZeneca. O subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, informou, também na coletiva de imprensa, que a chegada de 152 mil doses de Pfizer e 60 mil unidades de AstraZeneca permite esse novo avanço na vacinação.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou que pessoas com 60 anos ou mais poderão tomar dose de reforço contra Covid-19 a partir desta sexta-feira (8/10), caso tenham recebido a segunda aplicação do fármaco há mais de seis meses. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (6/10), por meio do Twitter do chefe do Buriti.
Veja como as vacinam agem no organismo: