metropoles.com

Estelionatários que se passavam por funcionários de banco são presos no DF

A dupla é acusada de integrar quadrilha nacional de golpe contra clientes de instituições bancárias. PCDF encontrou seis vítimas na capital

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PCDF
Estelionatário fingia ser funcionário de banco
1 de 1 Estelionatário fingia ser funcionário de banco - Foto: Divulgação/PCDF

A 4ª Delegacia de Polícia (Guará) prendeu, na noite dessa terça-feira (27/10), dois acusados de integrar uma quadrilha especializada em roubar cartões de crédito de clientes de bancos. A organização atua em todo o território nacional. No DF, foram pelo menos seis vítimas, na Asa Sul, Asa Norte, no Lago Sul e em Águas Claras.

Foram presos Paulo Alexandre Amaral Raimundo, 48 anos, e um homem de 53 anos. Os dois eram responsáveis por buscar os cartões nas casas das vítimas. Ambos foram autuados em flagrante por estelionato qualificado tentado e indiciados por estelionato qualificado, pois as vítimas eram idosas.

O golpe

Segundo o delegado-chefe da 4ª DP, Anderson Espíndola, a fraude apresentava alto nível de sofisticação. “Eles entram em contato com clientes de banco afirmando que identificaram uma tentativa de fraude no cartão de crédito. Em seguida, transferem a ligação, supostamente, para a área de segurança do banco. Por vezes, pedem a senha, e a vítima acaba passando”, detalha o delegado.

No fim, os bandidos afirmam que vão enviar um motoboy para pegar o cartão de crédito “clonado” e até pedem para que a vítima corte o objeto no meio. “Cortar no meio não corta o chip, e os números ainda podem ser lidos para fazer compras na internet, então, é mais uma enganação”, explica o delegado.

Segundo ele, os homens presos no DF não são os mesmos que ligam para as vítimas. As chamadas, provavelmente, ocorrem de São Paulo. A polícia ainda não sabe como os bandidos sabiam os telefones e os bancos das vítimas.

O delegado Espíndola alerta a população para os perigos desse golpe. “As pessoas precisam saber que não existe isso de o banco recolher o cartão; isso simplesmente não acontece”, reforça.

2 imagens
Os acusados tinham 10 máquinas de cartão
1 de 2

Materiais apreendidos com os estelionatários

Divulgação/PCDF
2 de 2

Os acusados tinham 10 máquinas de cartão

Divulgação/PCDF

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?