metropoles.com

Estátua é depredada na Praça dos Orixás

Segundo relatos de moradores de rua, um trio tentou roubar parte da escultura. Caso marca mais um ataque a locais voltados a religiões africanas no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Leonardo Arruda/Especial Metrópoles
Praça dos Orixás
1 de 1 Praça dos Orixás - Foto: Leonardo Arruda/Especial Metrópoles

Uma estátua do orixá Oxalá foi depredada por um grupo de três pessoas na Praça dos Orixás na prainha do Lago Paranoá, próximo à Ponte Honestino Guimarães nesta terça-feira (29/12). Segundo relatos de moradores de rua, dois homens e uma mulher tentaram levar o cajado que faz parte da escultura. No entanto, ao ouvirem os gritos dos moradores, entraram em um carro e fugiram.

Segundo o presidente da Federação de Umbanda e Candomblé do DF e Entorno, Rafael Moreira, o incidente aconteceu na última semana. “No dia 23 de dezembro  estivemos na praça, mas não notamos sinais de agressão. Logo depois do Natal, no entanto, voltamos ao local e a estátua de Oxalá estava sem parte do braço.”

O caso vem à tona cerca de um mês após um incêndio ter destruído o terreiro de candomblé Axé Oyá Bagan, no Paranoá. Em setembro deste ano, outros dois terreiros foram incendiados no entorno do DF: um em Águas Lindas e outro em Santo Antônio do Descoberto.

Em 2000, tivemos a inauguração da Praça dos Orixás, com 16 monumentos. Desde o início, são comuns ataques às estátuas, muitas vezes motivados por intolerância. Em 2005, chegaram a tacar fogo em Iemanjá. Nos últimos dois anos, ao menos seis monumentos foram depredados.

Rafael Moreira, presidente da Federação de Umbanda e Candomblé do DF e Entorno

A Federação de Umbanda e Candomblé do DF e Entorno afirma que há anos pede, sem sucesso, a instalação de câmeras de segurança e a realização de rondas policiais na Praça dos Orixás. A organização também pensa em procurar a Justiça para tomar medidas contra as depredações. “Esses atos de vandalismo e intolerância estão ferindo pessoas. Machucar um orixá é machucar a história negra de mais de mil anos”, lamenta Rafael Moreira.

Festa de Iemanjá
AscTpH8eSsL74kLY6aiE3T7xPvQ0wSB2pkyFvnVfSL-lApesar dos ataques, a Festa de Iemanjá está mantida para 31 de dezembro na Praça dos Orixás. O local é utilizado por aqueles que fazem oferendas à rainha dos mares no ano novo. Na tarde desta terça (29), a infraestrutura do local era preparada para as festividades.

Neste ano, a comemoração tem início marcado para as 21h, com celebrações religiosas. Depois, a noite será animada por shows de Surdodum, Rita Benneditto, Nanãn Matos, Emília Monteiro, e Filhos de Dona Maria. Às 0h, haverá também queima de fogos.

Colaborou João Gabriel Amador

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?